quinta-feira, outubro 30, 2003

O vazio...

Que este era um país sem Oposição já todos tínhamos percebido... Agora, parece que nem Governo temos.

Depois do episódio da Cunha, temos quase metade do governo em conflito aberto. O ministro da Agricultura quer ficar com as Áreas Protegidas que são, até hoje, um pelouro do seu colega do Ambiente. Este, por sua vez, acusa aquele de estar a ceder a interesses obscuros... O ministro da Saúde afirma publicamente que a ministra das Finanças vai reforçar o capital dos hospitais empresarializados para que estes paguem a sua dívida galopante, o que é negado veementemente por Manuela Ferreira Leite.

Entendam-se!

Sem Governo, sem Oposição, sem Tribunais e com um Presidente faz-de-conta, Portugal encontra-se em plena auto-gestão. Até parece que estamos nos gloriosos tempos do PREC...

terça-feira, outubro 28, 2003

Palavras sábias...

Catalina Pestana, por detrás daquele ar de avózinha simpática, sempre me transmitiu alguma desconfiança pelo ar quixotesco que apresenta perante os media. E, reconheçamos, que desde o início desta telenovela (Presidente dixit) a Provedora da Casa Pia tem tido a Comunicação Social do seu lado. Talvez será por isso que esta senhora, de ar respeitável, sofre do vírus do mediatismo que tem atingido quase toda a gente envolvida neste processo.

Contudo, esta noite as declarações de Catalina Pestana são um alerta oportuno e muito pertinente. Porque no meio de tanto ruido parece que já todos se esqueceram que a pedofilia é um crime odioso, que há vítimas menores, cujo o azar foi terem sido acolhidas em má hora por uma instituição do Estado.

Quando se fala tanto nos direitos dos arguidos, é bom que se recentre a atenção sobre quem, afinal, foi violentado...

Por isso, estas terão sido palavras sábias e, sobretudo, incómodas para quem desesperadamente aposta no branqueamento deste crime e o quer reduzir à mera condição de um reles combate político.

domingo, outubro 26, 2003

Notas sobre um país que não pára...

1. Na mesma semana em que o novo Estádio da Luz foi inaugurado com toda a pompa e circunstância, os mais altos dignatários da Nação falharam outra inauguração de grande relevo para o destino de milhares de portugueses. As ultra-modernas e radicais instalações da Urgência do Hospital de Torres Vedras...
Seguindo as mais recentes inovações nesta área, o nosso Ministério da Saúde, montou um conjunto de tendas de campanha que assegurarão as urgências do referido hospital enquanto decorrerem as obras de beneficiação nas instalações antigas. Contam os utentes que a experiência é inesquecível... Aconselham-se galochas e impermeável.

2. O Diário de Notícias - um alvo recorrente deste blog, conjuntamente com o superlativo Alberto João - tem novo director. Na esteira das mais nobres tradições de independência do matutino da Avenida da Liberdade, o jornalista nomeado, Fernando Lima, foi até há pouco tempo assessor do ministro da Cunha, Martins da Cruz. A linha editorial que vem dos tempos do Estado Novo, passando pelo PREC, Bloco Central, Cavaquismo e Guterrismo foi devidamente assegurada para o Cherneismo (regime político-partidário vigente).

3. O PS tem um líder...

4. O PS insiste: "Temos líder!"

5. O PS reafirma: "O líder continua firme e hirto!"

6. O PS assegura: "O líder existe. Só que agora está no Brasil."

7. Segundo o Professor Martelo, o PS está sem liderança política e o país sem oposição. E porquê? Porque ontem, no Estádio da Luz, não havia um único militante socialista de nomeada entre o VIP's...

8. O Primeiro Ministro foi ontem vaiado na Nova Catedral! No meio da monumental assobiadela, Durão terá confidenciado a um dos seus mais próximos colaboradores: "Chiça... É preciso ser-se ingrato. Um tipo dá uns dinheiros a estes gajos para construirem o Estádio, ajuda a aldrabar o PDM e convence o Santana a fazer uma engenharia financeira para mais uma trapalhada imobiliária e o reconhecimento que tem destes mal encarados é ser vaiado..." A este desabafo terá retorquido o solícito assessor: "E o pior, Sr. Primeiro Ministro, é que eles são 6 milhões..."
O Guterres começou assim no Pavilhão Atlântico a sua caminhada para o abismo.

Futebol dixit: "Não temos nem governo, nem oposição".

Há mau tempo no canal...

O país das aparências

Faz calor e o país arde de norte a sul.
Caiem umas gotas de água e há inundações por todo o lado.
O vento sopra e logo tudo fica num virote.
É este o nosso país, são estas as infraestruturas e condições a que vamos sobrevivendo.

Mas, hoje foi um grande dia! O Benfica inaugurou a sua catedral.
Linda por dentro, mas com o caos a abarrotar por fora. Houve muito fogo de artifício e muito espectáculo multimédia.

O Povo encarnado está feliz!

As acessibilidades, os parques de estacionamento são pormenores que agora não interessam... A factura de tanta obra faraónica virá depois. Mas, quem vier a seguir que feche a porta!

Viva o Benfica e viva o Futebol!!!

quinta-feira, outubro 23, 2003

Saudades da Natália...

Houve tempos em que no nosso parlamento havia talento... Hoje tudo cheira a mediocridade e a boçalidade. Excepção para essa força da natureza de nome Odete Santos.

Hoje, por acaso, encontrei no blog "Dois homens para uma mulher" uma deliciosa pérola da autoria da saudosa Natália Correia a propósito de um famoso discurso de um deputado do CDS (quem mais poderia ser...) sobre a sagrada finalidade do coito:

Já que o coito - diz Morgado -
tem como fim cristalino,
preciso e imaculado
fazer menina ou menino;
e cada vez que o varão
sexual petisco manduca,
temos na procriação
prova de que houve truca-truca.
Sendo pai só de um rebento,
lógica é a conclusão
de que o viril instrumento
só usou - parca ração! -
uma vez. E se a função
faz o orgão - diz o ditado -
consumada essa excepção,
ficou capado o Morgado.

NATÁLIA CORREIA

Diário de Lisboa, 5 de Abril de 1982.

O anedotário

Eis uma anedota fabulosa que corre pela internet:

No meio do trânsito de Lisboa, estão lado a lado um Mercedes em que segue uma madame finíssima e o respectivo motorista e um Fiat Uno bem velhinho. O tipo do Uno, grita, buzina, faz um escarcéu por causa do trânsito até que a fina madame baixa o vidro do Mercedes e diz-lhe:
- A paciência é a mais nobre e gentil das virtudes!, Shakespeare em"Macbeth". O tipo do Uno não se intimida e responde:
- Tou-me a cagar pra isso!, Ferro Rodrigues em "O Processo da Casa Pia".

quarta-feira, outubro 22, 2003

O momento do não retorno

O editorial de hoje do Público reflecte na íntegra aquilo que vai passando pela mente da grande maioria dos autóctones desta parte do mundo:

"(...)Tememos que se tenham atingido situações onde todos perdem e alguns justa ou injustamente, tenham de retirar-se de cena. Tememos que fique por fazer justiça às vítimas. Tememos que inocentes paguem por culpados (..)".

É por isso que, neste momento díficil, o português comum - que não vive apenas do futebol, do empréstimo do banco e dos passeios de domingo nos centros comerciais - exige àqueles que são os responsáveis supremos da Nação um pouco mais de acção, um pouco mais de bom senso.

Quando todos ouvimos o coro unânime - da extrema esquerda à direita - de apoio e compreensão pelas palavras de ontem do Dr. Sampaio, logo percebemos que o lamaçal vai continuar. Todos optaram pelo politicamente correcto. Quase que aposto que os gabinetes de comunicação e imagem de todos os partidos do nosso espectro político já tinham preparadas as suas reacções ao previsível e monótono discurso presidencial.

É em momentos como este que se faz História. É em momentos como este que se trilha o futuro.

Haja coragem! Haja audácia!


terça-feira, outubro 21, 2003

Alguém percebeu o homem?

Tentei ouvir atentamente o mais alto magistrado da nação... Tentei... Porque passados alguns minutos fui atacado por uma enorme sonolência.

Quando estávamos todos à espera de um bom murro na mesa, quando os cidadãos normais deste país aguardavam que alguém com dois dedos de testa assumisse as suas responsabilidades e puxasse algumas orelhas, eis que aparece mais um discurso redondo, óbvio, sem alma e sem qualquer chama.

Quando todos os poderes constitucionais (o executivo, o legislativo e o judicial) são perigosamente ridicularizados por toda a gente, de que é que o nosso presidente está à espera para sair do seu palácio e passar a acção?

O Presidente vai falar hoje à noite...

Resta saber quando é que deixa de falar sobre coisas que não interessam nem ao menino Jesus e passa à acção pondo alguma ordem no burgo...

segunda-feira, outubro 20, 2003

domingo, outubro 19, 2003

Tou-me cagando...

Parafraseando o infeliz Ferro Rodrigues:

Tou-me cagando para os nossos políticos,
Tou-me cagando para os nossos juízes,
Tou-me cagando para os nossos deputados,
Tou-me cagando para os nossos jornalistas,
Tou-me cagando para o nosso governo,
Tou-me cagando para a nossa oposição,
Tou-me cagando para o parlamento,
Tou-me cagando para as prostitutas de Bragança,
Tou-me cagando para os doidos que pensam que Olivença ainda é nossa,
Tou-me cagando para a nossa justiça,
Tou-me cagando para a PJ,
Tou-me cagando para o Paulo Pedroso,
Tou-me cagando para o Rui Teixeira,
Tou-me cagando para o Ferro Rodrigues,
Tou-me cagando para o António Costa,
Tou-me cagando para o Procurador Geral da República,
Tou-me cagando para o Bastonário da Ordem,
Tou-me cagando para a Universidade Moderna,
Tou-me cagando para a "Caterine Deneuve",
Tou-me cagando para as cunhas,
Tou-me cagando para quem se caga no Segredo de Justiça,
Tou-me cagando para toda esta merda

quarta-feira, outubro 15, 2003

Bragança no centro do mundo...

As célebres e pitorescas "mães de Bragança" fizeram aquilo que nem a Expo 98, nem o Euro 2004 ou qualquer outro evento ou personalidade portuguesa ousaram conseguir. Colocaram uma pequena cidade do interior de Portugal na capa da edição europeia da TIME.

Argumentarão alguns que o motivo não será o mais aconselhável. No entanto, o que é indesmentível é que alguns milhões de leitores - dos mais influentes do mundo - ficaram a conhecer uma das facetas do Portugal moderno: as meninas brasileiras.

O Dr. Cadilhe e a sua Agência Portuguesa para o Investimento ainda vão fazer de Bragança uma verdadeira Las Vegas lusitana...

segunda-feira, outubro 13, 2003

É só fumaça...

Caso estivesse vivo, o almirante repetiria hoje perante a histeria instalada as sábias palavras do Terreiro do Paço:

Não tem perigo,
O Povo é sereno!
É só fumaça...


domingo, outubro 12, 2003

Ainda a Clara Ferreira Alves

No post de ontem, ao referir-me à lúcida Pluma Caprichosa de Clara Ferreira Alves, ficaram algumas coisas por citar, nomeadamente a seguinte reflexão:

"Vincular uma acção governativa a uma superioridade moral tem os seus riscos, porque o erro é humano e as pessoas, ou os políticos, não são assim tão diferentes uns dos outros. (...) Cá fora, fora das luzes, a realidade demonstra-nos todos os dias que todos somos iguais, mas uns são mais iguais do que outros."

Depois do episódio da cunha, do circo mediático que rodeou a libertação da Paulo Pedroso e de tudo aquilo que temos assistido nos últimos tempos, estas palavras contudentes e esclarecidas permitem que tenhamos alguma perspectiva sobre o que vai ficando para lá da superficialidade e do imediatismo da guerra de palavras e da guerra de audiências em que se transformou o nosso quotidiano.

sábado, outubro 11, 2003

É preciso ter lata...

Ferro Rodrigues insurgiu-se hoje contra o "populismo das televisões" no caso de Paulo Pedroso. Se se compreende e até se elogia a frontalidade e a solidariedade activa que o líder do PS demonstrou desde a primeira hora ao seu camarada de partido, não se pode entender que quem mais utilizou o sistema mediático para fazer valer as suas posições, agora coloque sobre os media todo o ónus deste autêntico circo.

Na passada quarta-feira, Paulo Pedroso, Ferro Rodrigues, António Costa e toda a restante clique do P.S. não tiveram qualquer pejo em aparecer nas televisões e lançar uma verdadeira barragem de fogo contra a Justiça em geral e contra o PGR em particular... Foi um espectáculo mediático que as televisões aproveitaram até à exaustão, é certo, mas em que os protagonistas centrais foram os socialistas.

Por isso é, hoje, muito difícil de entender estas palavras do líder do PS.

Clara Ferreira Alves no Expresso de hoje, a propósito dos tristes casos desta semana, refere o seguinte: "O caminho da moralidade demagógica é um caminho resvaladiço. Acaba-se sempre por tropeçar e cair".

Palavras muito lúcidas...

A Vida...

O rio passa, passa
e nunca cessa.
O vento passa, passa
e nunca cessa.
A vida passa:
nunca regressa

Poema Azteca, tradução de Herberto Helder em A Rosa do Mundo

quarta-feira, outubro 08, 2003

O dia da liberdade...

Curioso país o nosso...

Agora estamos num momento deveras inédito. O povo da rua passou defender arduamente a Justiça que vamos tendo e chega mesmo a idolatrar aquele a quem algumas vozes bem falantes chamam - muito perversamente, diga-se em abono da verdade - de " jovem juíz da tshirt branca".

Do outro lado da barricada temos alguma intelectualidade de esquerda, a classe política, o pessoal da Ordem dos Advogados e grande parte da classe média-alta que criticam veementemente as decisões dos tribunais e a arbitrariedade de muitas medidas, nomeadamente a aplicação da prisão preventiva. Aliás, o coro de protestos a que se assiste em certos meios dá quase a entender que a prisão preventiva foi algo que só agora começou a ser usado de forma abusiva...

É neste contexto de divisão profunda na sociedade portuguesa que se desenrolam os acontecimentos de hoje. Foi o grande dia de vitória para a família política da esquerda e respectivos aliados. O Tribunal da Relação de Lisboa ordenou a libertação de Paulo Pedroso e de imediato todo o processo da pedofília foi posto em causa.

O mediatismo e o ambiente de verdadeira histeria que rodearam a saída do ex-ministro da prisão remetem para o imaginário da libertação dos presos políticos de Caxias em 1974. Foi uma operação muito bem montada com a parceria empenhada das televisões que acabou, muito intencionadamente, por induzir confusão e o consequente descrédito no funcionamento da Justiça.

Estamos, pois, a assistir a uma verdadeira luta de classes. De um lado os fracos e oprimidos e do outro os ricos e poderosos...

É uma apreciação certamente simplista e maniqueísta do problema, mas reflecte uma situação, no mínimo, perigosa e potencialmente explosiva.

Vamos ver o que isto vai dar...

terça-feira, outubro 07, 2003

A vigança do homem comum...

A demissão dos dois ministros de Durão Barroso teve o condão de provar algo que é cada vez mais indescutível: o poder que os media assumem nas sociedades modernas.

Mas, mais do que isso, este surpreendente caso provou que, frequentes vezes, há pessoas que, apesar de nominalmente não serem portadoras de uma capacidade de grande influência ou de não personificarem qualquer poder instituído, podem deter por breves momentos um enorme poder posicional.

Imaginem aquilo que pode acontecer se um funcionário anónimo de um ministério qualquer tiver a sorte (ou o azar) de contactar com um documento comprometedor ou de, simplesmente, ouvir uma conversa melindrosa. Imaginem, igualmente, que esse mesmo funcionário anónimo e insignificante resolve dar o "grito do Ipiranga" e contactar um qualquer jornalista de uma qualquer televisão da nossa praça... O que é que pode acontecer? Um escândalo político e a suprema vigança do homem comum.

segunda-feira, outubro 06, 2003

Há vida depois do folclore!

Depois de todo o folclore que rodeou os episódios das viagens turísticas de helicóptero e das cunhas ministeriais o que fica, afinal, é uma sensação de algum vazio. Se é um facto que estes casos revelam muito da nossa natureza colectiva pelo "chico espertismo" que evidenciam, o que é certo é que, cada vez mais, se sente que falta a este país uma discussão de fundo sobre o nosso futuro e sobre o nosso lugar no mundo.

Todos nós (blogoesfera incluidissíma) caimos na armadilha mediática de comentar fait-divers mais ou menos caricatos, mais ou menos sérios ou mais ou menos indecorosos... Mas onde é que estão as questões que realmente interessam?

Quando é que foi que este país fez uma reflexão colectiva sobre o seu ser? Há quanto tempo não questionamos o rumo estupidificante que estamos a trilhar? Mais déficit menos déficit, mais pedófilos famosos menos pedófilos famosos, mais ministros menos ministros... É um ritual estupidificante a que nos rendemos sem qualquer resistência.

Provavelmente, num futuro próximo, seremos obrigados a pronunciarmo-nos sobre a Constituição Europeia. Alguém está preparado para o fazer? Ou vamos, tal cordeirinhos, seguir os mandamentos dos directórios partidários. Se pertencemos à esquerda caviar ou estalinista, vamos para a rua protestar e votamos Nâo. Se temos mais queda pela mandriona esquerda do sistema, vamos votar Sim e sublinhamos a nossa veia europeísta. Se estamos próximo da actual maioria, vamos fazer o que o duo Durão-Paulinho das Feiras nos indicar, i.e, votar Sim.

Mas será que tudo vai ser assim tão previsível?

E se, como tudo indica, os desinteressados portugueses ficarem em casa ou nos centros comerciais em vez de votarem no Referendo?

Será mais uma oportunidade perdida para discutirmos o nosso futuro? Ou será a derradeira pedrada no charco?

quinta-feira, outubro 02, 2003

A cunha

Àcunha, em alguns dialectos de Moçambique, significa Branco ou Português.

Aquela gente é mesmo sábia, pois não há termo que melhor nos defina...

A cunha é uma verdadeira instituição nacional que se pratica e reproduz no quotidiano de todo o bom cidadão luso. Seja ele ministro ou porteiro, há sempre uma oportunidade para se pedir uma ou para se conceder outra.

Foi o que fizeram os distintíssimos ministros do Ensino Superior e dos Negócios Estrangeiros. O primeiro, num verdadeiro acto de solidariedade interministerial, despachou positivamente o ingresso no curso de medicina da Universidade Nova da filha do segundo. Não é comovente?

É que a coitada da rapariga, afinal, seria prejudicada pelo facto do pai ter sido nomeado ministro e ter, por isso, abandonado a brilhante carreira de diplomata que lhe garantíria o ingresso facilitado no ensino superior. Coitada, era uma necessitada! E por isso das Necessidades saiu um lancinante apelo de ajuda para o colega Lynce. E este, ao abrigo de uma lei qualquer, "arranjou" uns argumentos e providenciou que uma das preciosas vagas do curso de medicina fosse ocupada pela filha do ministro.

Segundo a SIC, que denunciou esta noite o caso, a lei dispensa os estudantes que sejam filhos de diplomatas deslocados no estrangeiro das provas de acesso, não havendo igualmente nota mínima necessária para a candidatura. Maravilha!

Só que há um pequeno pormenor. A infeliz rapariga vive em Portugal desde Abril de 2002 e terminou o 12º ano por cá... Logo, teria que se comportar como um qualquer e simples mortal!

Os moçambicanos estão carregados de razão Àcunha é, mesmo, o nosso melhor epíteto.