terça-feira, fevereiro 24, 2004

Irra!

"Passamos mais tempo e gastamos mais coração a sermos irritados do que em qualquer outro estado de espírito"

Miguel Esteves Cardoso em Último Volume

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Amanhã há bola!

Temos Estádio, temos auto-estrada, temos aeroporto, temos comboio directo para a capital, temos Via do Infante, temos universidade, vamos ter TGV, vamos ter um hospital central...

Oito séculos depois, os algarvios ganharam finalmente a cidadania portuguesa!

Será que a queremos?

P.S: Ok! O Farense está moribundo na 2ª Divisão B... Mas isso são pormenores. Amanhã é dia de foguetes...

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Toda a verdade sobre as farmácias portuguesas

Na Blogoesfera anda meio mundo a falar sobre um dos últimos monopólios que existem em Portugal: as farmácias. Monopólio chorudo, pois qualquer mísero trespasse de um estabelecimento deste tipo pode valer centenas de milhares de contos. E não estamos a falar de farmácias localizadas no centro de Lisboa, Porto ou Beja... Em 2003, o Estado Português permitiu que fossem abertas mais 500 farmácias para acrescentar às 2500 existentes. Foi o fim da macacada! Metade dos hospitais portugueses assistiu à debandada dos seus farmacêuticos de carreira. Parecia a corrida ao ouro no Velho Oeste!

É preciso não esquecer que, em Portugal, só os farmacêuticos podem ser proprietários de uma farmácia. É uma lei tão estúpida e corporativa que faz lembrar os bons velhos tempos salazaristas da Lei do Condicionamento Industrial... Imaginem agora que só os pedreiros poderiam ser proprietários de empresas de construção ou que só os mecânicos tinham o direito a ser donos das oficinas ou que as padarias tinham pertencer apenas e exclusivamente aos padeiros...

Por outro lado, a lei garante à partida 20% de margem de comercialização. No entanto, os laboratórios alimentam o sistema ao fazerem campanhas de bonificação que podem chegar aos 50%!!! Como o PVP (Preço de Venda ao Público) dos medicamentos sujeitos a receita médica é definido pelo Ministério da Economia, o doente não ganha nada com estas promoções... Pelo contrário, o sr. Farmacêutico vai arrecadando uma margem cada vez mais gorda e perfeitamente imoral... E, depois ainda há o universo dos OTC's (medicamentos não sujeitos a receita médica) que são um mercado interessante para as farmácias, pois aí as campanhas comerciais são ainda mais agressivas... Contudo o "fillet mignon" está no produtos farmacêuticos de prescrição médica!

Como é que se vendem tantos antibióticos em Portugal? Porque será que a sensacional penetração dos genéricos foi tão incentivada pela poderosa ANF (Associação Nacional de Farmácias)? Porque é que os farmacêuticos através do tenebroso Dr. Cordeiro (dono de um pequeno império em Cascais) entraram em guerra com os médicos (outros rapazes impolutos cá do burgo) pelo domínio da prescrição de medicamentos? Afinal, há que "empurrar" o medicamento que dá as melhores condições comerciais...

E, depois, ainda há o descaramento de se falar no serviço público desempenhado pelo farmacêutico... É uma asneira tão grande como eu dizer que os bancos são instituições de solidariedade. Afinal, também ajudam os pobres a comprar casa...

É comovente...

domingo, fevereiro 15, 2004

Dilema moral

Esta é uma saborosa anedota que anda a correr o mundo pela net:

" Here's a moral dilemma for you....What would you do? This test only has one question, but it's a very important one. Please don't answer it without giving it some serious thought. By giving an honest answer you will be able to test where you stand morally. The test features an unlikely, completely fictional situation, where you will have to make a decision. Please scroll down slowly and consider each line. This is important for the test to work accurately.

You're in Florida...In Miami, to be exact... There is great chaos all around you caused by a hurricane and severe floods. You are a CNN photographer and you are in the middle of this great disaster. The situation is nearly hopeless. You're trying to shoot very impressive photos. There are houses and people floating around you, disappearing into the water. Nature is showing all its destructive power and is ripping everything away with it. Suddenly you see a man in the water. He is fighting for his life, trying not to be taken away by the masses of water and mud. You move closer.Somehow the man looks familiar. Then you recognize him. You know who he is. It's George W. Bush! At the same time you notice that the raging waters are about to take him away, forever. You have two options. You can save the life of
George W. Bush, or you can shoot a Pulitzer Prize-winning photo, a unique photo depicting the death of one of the world's most powerful men. And here's the question (please give an honest answer):

Would you select color film or just go with the simplicity of classic black and white ?"


Sensacional!!!

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

A Criatividade

A edição de Fevereiro da reputada Harvard Business Review apresenta um artigo com aquilo que esta revista considera serem as ideias emergentes que estão a mudar a Gestão.

Nessa compilação de novas teorias e tendências surge uma pequena recensão sobre a influência da criatividade no desenvolvimento das sociedades modernas. O autor desta teoria, Richard Florida, considera que para uma região protagonizar um crescimento sustentado necessita de apresentar o que ele designa por 3 T's: tecnologia, talento e tolerância.

Com base nestes três pilares, este autor construiu um Índice de Criatividade que assenta no simples príncipio que as potências económicas do futuro serão os paises que conseguirem atrair pessoas talentosas e criativas que potenciem a criação e desenvolvimento produtos avançados e processos de gestão de vanguarda.

Neste sentido, o artigo apresenta um ranking de criatividade que compara 14 países europeus e os Estados Unidos. A lista é liderada pela Suécia, seguida pelos EUA, Finlândia, Holanda e Dinamarca. Portugal ocupa a tradicional e sempre esperada última posição, atrás dos nossos velhos companheiros de estrada, os gregos.

Mas, o mais curioso de tudo é que o artigo chama a atenção para a decadência progressiva dos EUA neste índice, o que se deverá, segundo o autor, ao aumento da intolerância americana para com os imigrantes, sobretudo indianos e chineses. As limitações à entrada destes cidadãos em território americano estarão, na opinião de Richard Florida, a afectar aquilo que tem sido historicamente um dos pontos fortes da América: a sua capacidade para atrair pessoas criativas e talentosas de outras partes do mundo.

Numa altura em que, em Portugal, parece estar em voga o discurso mesquinho, primário e xenófobo de limitação cega à imigração, esta reflexão deveria fazer pensar um bocadinho nas alarvidades que por aí se dizem. Se repararmos no tal ranking, chegamos facilmente à conclusão que os países nórdicos são aqueles que melhor conseguiram integrar os seus imigrantes e, mais do que isso, os que melhor exploraram todo o potencial de serem sociedades multiraciais bem sucedidas.

Não fomos nós que descobrimos meio mundo? Não somos nós que nos achamos o paradigma da integração racial e da tolerância? Não somos nós que temos a mania que não somos racistas? A realidade dos bairros de lata ou da exploração clandestina e criminosa do trabalho dos imigrantes diz precisamento o inverso... É pena!

terça-feira, fevereiro 10, 2004

Afinal somos ricos!

Segundo as notícias de hoje, o Algarve passou a ser considerado por Bruxelas como uma região rica.

Pois é! Nós - algarvios - que fomos escorraçados e perseguidos durante séculos somos, agora, o farol deste Portugal europeu no combate à pobreza.

Que honra, que orgulho deverão estar a sentir os meus conterrâneos de Aljezur, de Alcoutim, da Armona, da Culatra, da Serra do Caldeirão, de Monchique, de S. Marcos da Serra ao saberem que, por decreto, passaram a ser mais ricos do que o cidadão europeu médio. É fantástico!

Depois do milagre alemão, assistimos agora ao milagre algarvio. É a História, Senhores!

domingo, fevereiro 08, 2004

O Prazer da Leitura por Proust

"Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aqueles que julgámos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido."

Marcel Proust em O Prazer da Leitura

terça-feira, fevereiro 03, 2004

Está tudo explicado...

A Única - aquela revista híbrida que agora acompanha o Expresso - refere, num artigo dedicado à Genealogia, que o inenarrável George W Bush é descendente de portugueses... As suas origens familiares remontarão a D. Urraca, apresentada pela jornalista do Expresso como a mãe de D. Afonso Henriques. Eu sempre ouvi falar que a mãe do fundador da Nação Valente foi D. Teresa de Castela... Mas isso são pormenores da irrelevantes para o caso.

O que é certo é que o homem tem genes portugueses! E isso é mais um motivo de pesar neste tempo de crise profunda que atravessamos.

Estava-se mesmo a ver que tanta inteligência junta só poderia ter sido parida aqui no nosso burgo!

domingo, fevereiro 01, 2004

O quadro perfeito!

Segundo o Expresso, numa tentativa derradeira para prestigiar a classe política portuguesa, o nosso Primeiro lembrou-se de nomear para Presidente da Assembleia da República, na próxima legislatura, um velho conhecido aqui da Toca: o Abominável Homem das Ilhas.

O homem terá sido mandatado por Durão para pôr na ordem os cubanos que enxameiam S. Bento e impedem o saudável desenvolvimento do regime democrático segundo os elevados padrões insulares. Vai ser lindo...

Quem está radiante com a nomeação é o director de programas do Canal Parlamento. Com um palhaço a dirigir as sessões parlamentares as audiências vão subir e até já se fala em sessões especiais de luta na lama entre o Abominável Homem das Ilhas e a insuperável Odete Santos. A TVI que se cuide...

Será, afinal, a consagração de uma longa carreira política ao serviço do disparate e do nepotismo.

É a decadência total...