domingo, maio 30, 2004

A Felicidade

"Imaginem um rapaz correndo de mota numa estrada secundária. O vento bate-lhe no rosto. O rapaz fecha os olhos e abre os braços, como nos filmes, sentido-se vivo e em plena comunhão com o universo.
Não vê o camião irromper do cruzamento.
Morre feliz.
A felicidade é quase sempre uma irresponsabilidade. Somos felizes durante os breves instantes em que fechamos os olhos"

In O Vendedor de Passados de José Eduardo Agualusa

P.S. Atrasados, mas sinceros:
- Parabéns ao FCP por ter recolocado o futebol português na Europa;
- Parabéns ao Jaquinzinhos pelo primeiro aniversário, pela inteligência e pelo orgulho de ser Algarvio.


segunda-feira, maio 17, 2004

Hassan, meu heroi!

O passado Sábado ficou marcado pela descida do Farense ao inferno da 3ª Divisão. Mas, ficou igualmente na História pelo adeus ao futebol profissional do maior marcador de sempre do Farense. Hassan Nader de seu nome é um marroquino que os algarvios em geral e os farenses em particular nunca esquecerão. Na esteira de jogadores emblemáticos como Faria, Mirobaldo, o malogrado José Alves, José Rafael ou os geniais Gil e Pitico, Hassan ficará para sempre no coração daqueles - cada vez menos - que amam, vibram e sofrem com as aventuras e desventuras do clube de Faro.

Hassan Nader, tal como Paco Fortes, são sinónimos dos maiores momentos de glória do Sporting Clube Farense. Nesta frustrante e deprimente época de vacas magras, resta-nos a consolação das memórias felizes de tempos, ainda recentes, em que o S. Luis era um inferno e o Farense arrastava consigo a paixão e o orgulho de uma cidade e de uma região.

Saudades...

domingo, maio 16, 2004

Alegrias e tristezas de um farense benfiquista...

No mesmo fim de semana em que o Glorioso voltou às vitórias, ainda por cima perante os tripeiros do FCP, o Farense desceu aos infernos da 3ª Divisão.

Como foi possível deixar que o clube mais representativo do Algarve se enterrasse desta forma? Onde é que estão as "forças vivas da cidade"? Onde é que está a massa associativa que há 14 anos encheu por duas vezes o Estádio Nacional nessa fabulosa Final da Taça de Portugal, frente ao Estrela da Amadora? Onde é que estão os dirigentes que nas horas boas davam tudo para aparecer nos media?

O futebol não é tudo, mas reflecte muito bem o estado de espiríto, a cultura, o modo de ser, pensar e agir de uma região. Veja-se o exemplo do FCP, do Barcelona ou dos clubes da Corunha em que o futebol é encarado como um importante argumento económico, político e social de afirmação de uma comunidade.

No Algarve, queixamo-nos muito que ninguém nos leva a sério... Pudera, com exemplos humilhantes e caricatos como o aquele que o Farense tem ultimamente protagonizado, é díficil assumir qualquer discurso minimamente consequente.

Desculpem o desabafo, mas Faro é, a todos os níveis, uma cidade estagnada, sem um projecto de futuro, gerida por um louco e habitada por gente alheada e desinteressada.

Dizem os entendidos que há vida para além da bola, mas o nosso quotidiano teima em mostrar o contrário...

Ao menos, oito anos depois, o Benfica ganhou a Taça.

P.S. Estou ansioso por assistir, no próximo ano, ao Farense - Messinense no Estádio Algarve...

segunda-feira, maio 10, 2004

"Uma grande perda para o Sonho Europeu"

Foi com estas palavras que o Sr. Europa, Jacques Dellors, comentou as afirmações de Alberto João Jardim sobre a intenção da Região Autónoma da Madeira abandonar a União Europeia em 2008.

Sabe-se, igualmente, que na própria conferência de imprensa em que Bush defendeu o seu lacaio Rumsfeld das torpes acusações de maltratos aos prisioneiros de guerra iraquianos, o presidente norte americano - outro génio dos cárpatos - terá comentado com surpresa e tristeza a decisão do Führer Madeirense.

Estas declarações explosivas foram proferidas no sempre aguardado Congresso Regional do PSD-M. Neste conclave, entre outros assuntos de interesse mediático, discutiu-se a liderança do partido naquela ilha do Atlântico. E foi, numa demonstração viva e autêntica de democracia popular, a recordar os bons velhos tempos da livre e saudosa Albânia (lembras-te José Manuel?), que o Führer Madeirense foi eleito com 100% dos votos.

Segundo a repórter do DN presente no local: "Foi com um viva à «Revolução» e um apelo de mobilização à «vanguarda revolucionária» que Alberto João Jardim se despediu dos congressistas".

Idiotas de Todo o Mundo, Uni-vos!!!

domingo, maio 09, 2004

Amanhã trabalha-se...

Porque é que o final de domingo tem que ser tão deprimente?

P.S. O Benfica ganhou o mais excitante campeonato português, o da 2ª Circular. E o Farense, para o ano, vai jogar com o Messinense, Almancilense e outras equipas de primeiro plano do futebol nacional. Já agora, parabéns ao brilhante Olhanense pela subida à Divisão de Honra!!!

sexta-feira, maio 07, 2004

Parabéns atrasados

Celebrou-se ontem o primeiro ano de vida do Abrupto, esse verdadeiro monumento da Blogoesfera nacional. O Blog de Pacheco Pereira tem sido, desde então, uma leitura obrigatória do Remexido. Apesar de algumas polémicas, irritações e imbirrações momentâneas, a fruição da prosa, da poesia e da iconografia ali apresentadas transformou-se num saboroso hábito que o Remexido renova (quase) todos os dias.

Parabéns!

P.S. No passado dia 5 de Maio, o site brasuca beminformado.com elegeu a Toca do Remexido como o Blog do Dia. Terá sido por acaso ou realmente temos fãs do outro lado do Atlântico?

terça-feira, maio 04, 2004

O Ano do Dragão

Hoje, somos todos do FCP!!!!! Simplesmente deslumbrante e avassalador...

segunda-feira, maio 03, 2004

O livro de que se fala...

O "Código Da Vinci" de Dan Brown está a dar que falar e que vender. É interessante e de uma leitura trepidante.

Contudo, no género, não há nada que se compare ao fabuloso e surpreendente " O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco.

sábado, maio 01, 2004

Ainda o alargamento da União

Como foi possível permitir que um país dividido, Chipre, aderisse à União Europeia?

Como foi possível beneficiar o infractor (a parte grega) no recente referendo sobre a reunificação da ilha?

Será lícito que a Europa civilizada, rica e democrática permita que mais de 200 mil cipriotas turcos continuem tragicamente a expiar os eventuais pecados cometidos pela orgulhosa Turquia há mais de 30 anos?

Será isto o espírito do Tratado de Roma?

Um simples e ignorante algarvio interroga-se...