quinta-feira, maio 14, 2009

A Guerra


Nas últimas 9 semanas a RTP fez, semanalmente à quarta-feira, verdadeiro serviço público com a emissão de "A Guerra" em horário nobre.
Ontem, terminou a 2ª série deste fabuloso documentário em que com rigor, isenção e por vezes com uma crueza pouco comum na nossa televisão são relatadas as aventuras e desventuras da Guerra Colonial. Os dois lados apresentam as suas versões e as suas justificações para os diferentes episódios de uma fase da nossa História recente que só agora começa a ser desvendada.
O trabalho de Joaquim Furtado é, a todos os títulos, notável. Pela riqueza das imagens de arquivo, pelo alcance dos depoimentos , pelo enquadramento, pela infografia e pela profundidade dos comentários.
Entre muitas, há duas sequências de imagens que me marcaram fortemente. A primeira tem a ver com as lágrimas sentidas um pai, em pleno Terreiro do Paço, a receber uma condecoração a título póstumo, em nome do filho morto em combate. A outra, bem mais alegre, regista o eterno abraço de dois namorados após a chegada do barco a Alcântara.
Fico à espera da 3ª série!

Sem comentários: