terça-feira, maio 12, 2009

hoş geldiniz*


Cavaco faz muito bem em defender com convicção a entrada da Turquia na União Europeia!
Com a Turquia, a Europa, enquanto entidade política, estende-se para além das suas tradicionais fronteiras geográficas e culturais. A adesão de um país muçulmano laico - apesar de todas as imperfeições, sublinhe-se o laico - poderá dar à União um outro tipo de fôlego e de arrojo que a autêntica camisa de forças que é o eixo franco-alemão tem travado nas últimas décadas.
Este equilíbrio amorfo protagonizado pelos grandes países da Europa tem impedido que a União Europeia se assuma como um bloco económico e político de peso, com uma voz própria e reconhecida no mundo. A Turquia, para além de trazer diversidade à velha Europa, pode ser, simultaneamente, um forte obstáculo ao rolo compressor dos eurocratas de Bruxelas que não descansam enquanto nós, Europeus, formos todos igualzinhos, como são os hamburgers da MacDonalds em Faro, Vilnius ou em Sófia.
Quem tem medo dos extemismos só tem que apoiar e incentivar a democratização e a laicização que este colosso tem protagonizado desde há praticamente um século. A Turquia moderna, de Atatürk é, decerto, um país ainda cheio de contradições e de problemas ao nível dos Direitos Humanos, da protecção das minorias (os curdos são uma questão que vai para além da própria Turquia) ou do papel da mulher na sociedade. Isolar politicamente, economicamente e socialmente a Turquia com argumentos que no fundo têm uma base religiosa primária e xenófoba só contribuirá, a prazo, para criar mais uma bomba relógio às nossas portas.
Quem conhece a Turquia e os Turcos, quem já passou por essa cidade europeia, cosmopolita e cheia de contrastes que é Istambul não pode deixar de apoiar a entrada deste país fantástico na Europa.
Nós, Portugueses, só teríamos a ganhar....

*bem-vindo em turco

Sem comentários: