segunda-feira, maio 18, 2009

Olhanense


Historicamente as rivalidades entre Faro e Olhão e entre os seus clubes mais representativos, Farense e Olhanense, são as mais fortes e mais aguerridas existentes no Algarve. Em termos desportivos só terão equivalência aquela que, à escala nacional, opõe Benfica e Sporting.
A este propósito recordo-me de 3 episódios que envolveram os clubes da Capital do Algarve e da Cidade da Restauração.
Primeiro, um célebre Olhanense-Farense jogado no José Arcanjo em Olhão, cheio de emoção e pleno de incidentes. O jogo, decisivo para a subida do Farense à então primeira divisão, terminou com a vitória deste por, salvo erro, 2-1. Mas, o que marcou realmente o jogo foi a saída forçada do Paco Fortes escondido no porta-bagagens de um carro, pois os adeptos do Olhanense não lhe perdoaram a exibição, as provocações e, até a agressão a um polícia que, a dada altura, se esqueceu da sua condição de agente de autoridade e assumiu a de adepto olhanense. Em Olhão as coisas são levadas mesmo a sério.
O segundo episódio aconteceu mais recentemente, em plena agonia do Farense, quando os dois clubes protagonizavam percursos opostos. Ascendente para o Olhanense contra a queda a pique do Farense. Aconteceu no mítico e velhinho São Luís. O jogo, o último de cariz oficial entre as duas equipas, contava para a 2ª Divisão B. Com o Olhanense na liderança, a cidade de Faro foi literalmente invadida pelas gentes de Olhão. Estádio cheio, jogo bonito, provocações entre os dois lados e, no final, a vitória justa do Olhanense por 1-0.
Por fim, a terceira memória, que reflecte o que é o Algarve e o que são os Algarvios.
Final da Taça de Portugal de 1989/1990, Farense - Estrela da Amadora, Estádio Nacional cheio, e à minha frente uma convicta adepta olhanense com uma respeitável idade, trajada a rigor com as cores do seu clube, gritava e puxava pelo Farense como eu nunca vi em Faro e em lado nenhum...
Por tudo isto, como Farense e, sobretudo, como Algarvio sinto um profundo orgulho pela subida do Olhanense à Primeira Liga. Que fique por lá muito tempo. Para que o próximo derby Farense - Olhanense possa acontecer na divisão mais importante do futebol português.

Sem comentários: