sexta-feira, maio 15, 2009

Sexta-feira negra


Ora então isto está melhor que a encomenda! Ainda o dia não acabou e já sabemos o seguinte:
O Governo, esse exemplo de rigor e seriedade, prevê que em 2009 o PIB caia 3,4% e que o défice público atinja os 5,9%. Ainda segundo os nossos amados e queridos governantes a previsão para o desemprego neste ano é de 8,8%
Contudo, também hoje foram divulgados alguns dados estatísticos importantes referentes ao primeiro trimestre. E, como sempre, chega-se à conclusão que Sócrates persiste na táctica de ir adiando o inevitável, atirando números optimistas que passado uns meses é obrigado a desmentir, sem qualquer pingo de vergonha.
Assim, a verdade nua e crua é que estamos quase a atingir a fasquia olímpica dos 500 mil desempregados, o que representa 8,9% da população activa e que nos primeiros três meses do ano o PIB já caiu 3,7%. Isto é, os números reais do primeiro trimestre já ultrapassaram pela negativa as previsões do governo para o ano de 2009. Isto tudo num só dia!
Na prática, o resultado é o mesmo. Não é por umas míseras décimas que ficamos melhor na fotografia e no dia-a-dia. No entanto, a imagem que fica de toda esta trapalhada é de uma total falta de bom senso. Por exemplo, a credibilidade do ministro das finanças começa a desfazer-se em cinza por não assumir com coragem e transparência a realidade. As explicações são pífias e justificam-se apenas pelo período eleitoral que vivemos.
Mas, o dia ainda não acabou e esperam-se mais algumas pérolas oriundas da colónia rebelde da Madeira onde Sócrates se encontra a distribuir Magalhães e, à noitinha, teremos a estocada final com o Jornal Nacional da TVI.
Ah! E falta saber a decisão do poeta...

1 comentário:

Paula disse...

PIB a cair 3,4%, défice público nos 5,9%, quase 500.000 desempregados. Será que o Jornal Nacional da TVI pode acrescentar mais? As famílias já não sabem o que fazer... O Crédito consolidado também aumentou 400% no 1º trimestre do ano: http://www.flexivisao.pt/pt/quem_somos.asp?id=1552&det=1245&mid=280