quarta-feira, julho 29, 2009

terça-feira, julho 28, 2009

Toninho & Pedrito no recreio

Pedrito: "O meu túnel é maior do que o teu!"
Toninho: "A minha dívida é mais pequena do que a tua!"
Pedrito: "E o meu arquitecto é mais conhecido do que o teu!"
Toninho:"As minhas obras menos vistosas do que as tuas!"
Pedrito:"As minhas piscinas têm mais água do que as tuas!"
Toninho:"E eu gastei menos do que tu!"
O mais e o menos em exibição em Lisboa até Outubro...

sexta-feira, julho 24, 2009

Os micros, pequenos e médios blogues

Esta coisa dos grandes partidos (PS e PSD) estarem por detrás da criação de blogues de apoio às respectivas candidaturas para as eleições que se aproximam deveria ser investigada pela Autoridade da Concorrência e pela, a agora inconstitucional, ASAE.
Nós, blogues autênticos, artesanais e pequenitos deveríamos criar a associação dos micros, pequenos e médios blogues para defender os nossos interesses face aos cilindros compressores que são esses hipermercados de opinião enlatada!
Fica aqui o protesto... e o apelo: consumam a opinião livre, natural e ecológica!

terça-feira, julho 21, 2009

É natural

Parece que o elemento que resta da célebre dupla Lino & Pino discorda das conclusões demolidoras do relatório do Tribunal de Contas sobre o fantástico negócio do Porto de Lisboa.
É natural!
Oliveira Costa também discorda fortemente do Ministério Público a propósito do caso BPN e consta que Isaltino Morais também não está muito contente com as acusações de que é alvo.
Também é muito natural que, no fim, tudo ficará na mesma...

sexta-feira, julho 17, 2009

Mais uma força de bloqueio

Sócrates deve estar a passar por aquela patologia do foro psiquiátrico que, a determinada altura, assolou Cavaco aquando do seu consulado de absoluta maioria: a fobia das forças de bloqueio.
Hoje, como então, tudo parece cercar S. Bento e o Largo do Rato, a começar no Presidente da República, passando pela comunicação social e terminando, agora, no Tribunal de Contas. A acrescentar a tudo isto, Sócrates tem ainda que gerir os humores públicos dos seus supostos correlegionários entre os quais se destaca o poeta Alegre. E, para rematar, há os tiritos nos pés de Manuel Pinho, Elisa Ferreira, Ana Gomes e de outros moços e moças que por aí abundam.
Todas as manhãs, quando acorda, Sócrates deve perguntar no ambiente íntimo e acolhedor da sua casa de banho no Héron: "Espelho meu, diz-me, há primeiro ministro no mundo mais infeliz e azarado do que eu???"

quarta-feira, julho 15, 2009

A batalha de Lisboa

Isto promete!
Santana com as santanetes mais os betinhos do CDS e os pós-monárquicos do decadente PPM vs. Costa mais toda a arraia miúda que conseguir arranjar à esquerda, incluindo os ex-independentes Sá Fernandes e Roseta.
Vai ser giro ver a forma como cada um vai conseguir gerir os autênticos albergues espanhóis em que se transformaram as suas candidaturas.

terça-feira, julho 14, 2009

A vingança das bolas de Berlim

É a notícia do Verão.
A ASAE é um nado morto devido a inconstitucionalidades processuais aquando da sua transformação em polícia criminal.
Vamos voltar a ouvir nas praias o mítico e saudoso:
"Olha a bolinha de Berlim!"
Com creme e tudo.
Fantástico!

segunda-feira, julho 13, 2009

O Pacheco Pereira bem avisa...

Afinal a ministra tem razão: ler jornais não compensa!
A avaliar pelo contentamento dos senhores e senhora do Ministério da Educação com os resultados dos exames do 9º ano, estes alunos não leram jornais ou, então, não acreditaram no que o 4º poder andou por aí a apregoar .
Por isso, estudaram e prepararam-se afincadamente para os exames.
Os do 12º é que foram uns tótós, fiaram-se na comunicação social e acreditaram que os exames seriam fáceis. E os resultados foram o que foram.
Porque é que esta gente não segue os conselhos do Pacheco Pereira?

sexta-feira, julho 10, 2009

Amor de mãe

Manuela Moura Guedes para Vasco Pulido Valente, no Jornal Nacional de 6ª feira de hoje, a propósito do grau de dificuldade dos exames do secundário:
"E o exame de matemática também não deve ter sido difícil. O meu filho, por exemplo, teve 17".
Com uma mãe assim...

1 euro

Nos dias que correm já é possível comprar um banco falido por um euro.
Será que alguém quer comprar um primeiro-ministro e a respectiva líder de oposição por uns magníficos cinquenta cêntimos?

quinta-feira, julho 09, 2009

Tesa


Numa semana rasgam-se as políticas, na outra coloca-se fita-cola.

Meteorologistas, sismólogos e epidemiologistas

Na opinião de José Sócrates, a crise económica global é uma tempestade perfeita.
No entanto, para Manuela Ferreira Leite é um abalozinho de terra.
Para mim, isto está mais ao nível de uma pandemia... de políticos incompetentes!

quarta-feira, julho 08, 2009

Um recado para Faro

"O número de Julho/Agosto da Monocle, revista de culto dirigida pelo inventivo Tyler Brûlé, é dedicada às cidades e, por isso, deveria ser lida por todos os candidatos autárquicos que por aí abundam. Particularmente as duplas Santana e Costa, Rio e Elisa Ferreira e, porque não, Macário e Apolinário em Faro.
Para além da eleição das 25 melhores cidades para se viver em todo o mundo, em que a vencedora de 2009 é Zurique (e na qual Lisboa acaba por surpreender com a 25ª posição), há um conjunto de artigos interessantes que reflectem sobre a competitividade das cidades modernas. Basicamente e simplificando muito, a receita assenta num urbanismo humanizado, em robustas políticas ambientais, numa clara estratégia de favorecimento dos transportes públicos, na defesa de um comércio de proximidade competitivo e variado, na capacidade de atracção de elites jovens e criativas, numa oferta cultural intensa e diversificada e na promoção de políticas de captação de empresas com alto valor acrescentado em termos de emprego qualificado.

Para além de tudo isto, a cidade moderna tem de oferecer aos seus habitantes e visitantes um vasto leque de serviços de qualidade (internet sem fios, transportes rápidos, habitação de qualidade, parques e zonas verdes, ciclovias, energia verde, saneamento inteligente, apoio social de proximidade, saúde acessível e de qualidade, equipamentos desportivos de proximidade, etc, etc, etc).
Numa altura em que, por exemplo Faro, se debate com um marasmo exasperante, talvez fosse bom que José Apolinário e Macário Correia investissem algum do seu valioso tempo na leitura desta edição da Monocle e dali retirassem alguns ensinamentos para os seus programas eleitorais.
Eu, como a maioria dos farenses, tememos que esta seja a última oportunidade para a cidade apanhar o comboio da modernidade e se projectar como uma verdadeira capital regional.
Faro não pode continuar a ser uma cidade cinzenta e apagada que se limita, por via do seu estatuto, a concentrar alguns serviços administrativos, sem qualquer capacidade de atracção de pessoas e de investimentos qualificados.
Fica o conselho...

segunda-feira, julho 06, 2009

O ano dos Xutos


Depois de Sócrates ter reforçado a dimensão de ícone nacional dos Xutos com o já célebre "Sem eira nem beira", chegou a vez de Cristiano Ronaldo dar uma inesperada projecção planetária à banda de Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e Gui com o hino "À minha maneira" a acompanhar a sua apresentação galática no Santiago Bernabéu.
Haveria lá melhor maneira de comemorar 30 anos de carreira?


Outono negro

Ou muito me engano ou o engenheiro vai ter um Outono muito negro!
Há um ano, quem diria que isto estaria para acontecer...

sexta-feira, julho 03, 2009

Jornalismo de excelência

Hoje, o Jornal Nacional de Sexta Feira da magnífica Manuela Moura Guedes dedicou 29 minutos (!) ao massacre primário e totalmente demagógico do politicamente defunto ministro dos corninhos.
Até deu dó!!!

Os cornos do sistema

Gabava-se de ser o terceiro ministro da Economia há mais tempo em funções no universo dos países da União Europeia.
Era um homem que, repetidamente, enchia os ecrãs da televisão com os seus anúncios desbocados e com gaffes que enriqueceram o anedotário nacional. E assim foi até ao fim. Coerente no estilo, curioso e, por vezes, interessante no conteúdo.
Manuel Pinho, membro da fantástica dupla Pino & Lino, vai fazer falta ao sistema. Porque sem personagens como esta, o sistema fica mais cinzento e, convenhamos, mais petrificado.
O homem dava um imenso contributo para a criatividade da comunicação social e da blogoesfera. Mas, ao menos, todos sabíamos que havia um ministro da Economia em funções.
O mesmo não se poderá dizer de algumas personagens que vegetam no governo há quase cinco anos.
Alguém sabe quem é e o que faz o ministro do Ambiente? E o ministro da Cultura?
O da Justiça, sabe-se quem é, mas é como se não existisse... O da Agricultura também parece que não fez grande coisa. E por aí adiante.
Manuel Pinho estava no pólo oposto. Era estriónico e voluntarioso. Ninguém se vai esquecer dele. É sempre assim, quando se escrevem obituários políticos. De repente, a nostalgia e alguns remoques de consciência à mistura fazem com que os pecadilhos se transformem em virtudes...

quinta-feira, julho 02, 2009

O estado da Nação


Bokassa está no Algarve

O Bokassa da ilha das bananas estará hoje em Faro para apadrinhar o lançamento da candidatura de Macário Correia à Câmara.
E eu que começava a simpatizar com as ideias do Macário...

Uma por semana


Os responsáveis da Justiça em Portugal queixam-se muito dos media, mas passam a vida a dar entrevistas.
Hoje, o Público tráz a vigésima sétima de Maria José Morgado em 2009.
Pior só a Cândida Almeida!
Estas doutas senhoras parecem-se muito com aqueles médicos que perdem mais tempo a conversar com os delegados de informação médica do que a receber e a tratar doentes.
Se trabalhassem mais e falassem menos, isto talvez estivesse um pouquinho melhor.

Exemplo encarnado

Será que não se pode seguir o exemplo do Benfica nas próximas eleições legislativas...
Uma simples providência cautelar e suspendiam-se as listas do PSD e do PS.
Depois... era só escolher entre Louçã, Jerónimo e Portas.
Era mais emocionante e tinha mais piada!

quarta-feira, julho 01, 2009

120 anos depois...


Foi há 120 anos que se inauguraram as ligações regulares de comboio entre Faro e Lisboa (Barreiro).
Em 1 de Julho de 1889, apesar do entusiasmo das autoridades locais e da população, os poderes políticos da capital do país não ligaram peva ao acontecimento, como se lê no excelente relato da efeméride publicado pelo Barlavento.
A ligação da, então remota, região do Algarve ao país em pouco mais de 13 horas (!) não sensibilizou «nem Majestades, nem Altezas, nem ministros».
Como sempre aconteceu em matéria de obras, equipamentos ou serviços públicos o Algarve foi deixado para último.
Assim aconteceu com a auto-estrada do Sul, com a Via do Infante, com a modernização e electrificação da Linha do Sul (uma esquecida benesse do mal amado Euro 2004), com o Hospital Central do Algarve, com a própria Universidade do Algarve, com o saneamento básico e com abastecimento de água.
Em quase tudo nós, algarvios, somos tidos como portugueses de segunda.
E, não fosse o turismo, as coisas seriam bem piores!

Tão amigos que nós fomos...

Parece que a cooperação estratégica acabou...
Há coisas que o algarvio de Boliqueime não perdoa. E Sócrates está agora a pagar com juros e correcção monetária a afronta totalmente inconsequente que fez ao presidente na questão do Estatuto dos Açores. Erro clamoroso!
Mas esses eram os tempos do animal feroz, da arrogância e das sondagens confortáveis para o primeiro ministro...
Se fosse hoje tudo seria diferente. A avaliar pelos adiamentos do TGV e do aeroporto, a aprovação daquele diploma seria com toda a certeza adiada para a nova legislatura.
Por escrúpulo democratico, claro!