quinta-feira, abril 30, 2009

Um mal nunca vem só...

Anda tudo doido!
Primeiro foi a Itália: abalo de terra seguido de doses cavalares de Berlusconi;
Depois foi o México: surto de gripe suína seguido de abalo de terra;
Agora, é a Holanda: confirmação do primeiro caso da gripe suína seguida de tentativa de atropelamento da Família Real (ver vídeo neste link).
Nós, nós já estávamos servidos: tínhamos o Engenheiro e a seguir apanhámos com as Manelas (a Ferreira Leite e a Moura Guedes)!
Já é um lugar comum, mas o mundo está mesmo perigoso.

quarta-feira, abril 29, 2009

Moda Primavera - Verão 2009




100


100 dias depois, Obama continua a não desiludir. O mundo está mais seguro e, sobretudo, mais confiante do que estaria se continuassemos entregues às diatribes de Bush, Sarkozy e Barroso.
Obama continua a inspirar os mais sonhadores ao mesmo tempo que vai convencendo os adeptos da "real politik" com medidas e tomadas de posição certeiras, duras e, aparentemente, eficazes.
A América sabe, hoje, que tem um líder com visão e cujas as posições são respeitadas no mundo. A América sabe, hoje, que tem todas as condições para, uma vez mais, se reinventar e recuperar a condição de líder da mudança como, aliás, já sucedeu em outros momentos críticos como a seguir à Primeira Grande Guerra, à Grande Depressão, à Segunda Guerra Mundial ou na ressaca do fiasco do Vietname.
Os Estados Unidos são presentemente um urso ferido que está a lamber as feridas e a preparar o seu regresso mais forte e mais preparado do que nunca para fazerem face a um novo paradigma geo-político e sócio-económico. A China, a India e a Rússia são jogadores de peso, incómodos e incontornáveis. A Europa será aquilo que sempre foi, i.e., um bloco amorfo e sem visão.
Para o bem e para o mal, este será ainda um século muito americano.

terça-feira, abril 28, 2009

Jacques Loussier a recriar Bach

Para quem, como eu, falhou o concerto de Jacques Loussier no CCB...

Dejá vu

E, de um momento para o outro,
os nova-iorquinos tiveram a perfeita noção estarem a viver um novo 11 de Setembro.
Mas, afinal, era tudo a brincar...

segunda-feira, abril 27, 2009

Notas de Fim de Semana


Para contrariar o pessimismo trágico-cómico habitual no mundo dos blogs, para o qual o Remexido não é inocente, aqui vão duas notas muito positivas sobre realizações lusas.
A primeira tem a ver com o espectacular Museu da Electricidade que a Fundação EDP ergueu na antiga Central Tejo. É simplesmente imperdível!
A segunda relaciona-se com os Dias da Música que este ano foram dedicados ao génio de Bach. Um sucesso em toda a linha. CCB cheio, num evento dedicado e pensado para o grande público.
Afinal, nem tudo é mau e há mais vida para além da crise e da gripe suína...

A economia explicada (genialmente) no Bartoon




sábado, abril 25, 2009

A todos o que é de todos. Nacionalizemos o 25 de Abril!


35 anos passados impõe-se nacionalizar o 25 de Abril que alguns reaccionários de esquerda querem que seja só propriedade sua.
A Revolução e o seu dia emblemático não são um exclusivo daqueles que hoje desfilarão na Avenida da Liberdade.
25 de Abril Sempre, para Todos e por Todos!

sexta-feira, abril 24, 2009

ANF 9 - Ministério da Saúde 0

Em 11 de Março de 1934 a selecção portuguesa de futebol sofreu uma humilhante derrota por 0 - 9, em Madrid, frente à Espanha. Este jogo faz parte do meu imaginário infantil porque o meu pai contou e recontou, vezes sem fim, as suas peripécias, ouvidas na antiga Emissora Nacional, através de uma telefonia de válvulas do meu avô - equipamento pouco usual à época - alimentada por uma pequena torre eólica que abastecia a casa, no meio da Serra Algarvia, com uma corrente muita fraca e pouco estável.
A decisão tornada hoje pública de isentar o pagamento de genéricos para os pensionistas de baixo rendimento fez-me lembrar este episódio histórico, pois reflecte senão uma derrota humilhante do Ministério da Saúde, pelo menos mais uma vitória em toda a linha do Dr. Cordeiro e da sua ANF.
Não está aqui minimamente em causa o mérito da decisão em termos da facilitação do acesso a medicamentos a uma faixa carenciada e desprotegida da população (cerca de 1 milhão de pessoas). É uma medida social e justa e, por consequência, também muito oportuna em tempo de eleições...
O que está em causa é que o Estado poderia tomar a mesmíssima decisão com custos muito menores para o Erário Público. A este propósito remeto para este post e para este.
O que vai acontecer agora, mais do que nunca, é que as empresas farmacêuticas que comercializam genéricos vão concentrar toda a sua pressão promocional nas farmácias "incentivando" ajudantes de farmácia e farmacêuticos a aviarem o genérico da empresa que lhes oferecer os melhores brindes, bilhetes de futebol ou as viagens mais atractivas, bem como as melhores condições comerciais para a farmácia. E com o Estado sempre a pagar quer o reembolso a 100%, quer a respectiva margem de lucro oficial.
Se houvesse um concurso nacional para estes fármacos e se o Estado garantisse a sua distribuição nos centros de saúde e nos hospitais, como de resto já o faz com os medicamentos anti-concepcionais, toda a gente saíria a ganhar.
Menos a ANF e as farmácias.

P.s. Contudo, a derrota mais humilhante Selecção Nacional aconteceu em 25 de Maio de 1947 com a Inglaterra por 0-10.

Problemas conjugais

"Desde o princípio que Sócrates viveu em guerra com os jornalistas"
Vasco Pulido Valente na edição impressa do Público de hoje
Qualquer dia temos mais um caso de violência doméstica a aparecer nas primeiras páginas dos jornais. Desta vez, o delito terá lugar num dos "apartamentos sociais" do Edifício Héron Castilho.