sexta-feira, maio 15, 2009

Tão amigos...

A visita de Sócrates à colónia rebelde da Madeira correu do modo mais inesperado para toda a gente, excepto talvez para o actual inquilino do Palácio de Belém.
Jardim, a exemplo de Álvaro Cunhal em 1986 com a eleição de Soares, deve ter tomado muitos sais de frutos. Foi esperar o primeiro ministro no aeroporto, acompanhou-o na visita, teve uma audiência de 30 minutos mas os jornalistas não lhe ouviram a voz.
Sócrates, por outro lado, até deve querer repetir a dose, pois, surpreendido, protagonizou os seus pequenos banhos de multidão, algumas palmas e beijinhos q.b. Nos dias que correm, não é muito comum ver reacções de tanta simpatia aqui na Cuba continental.
Enfim, no final do dia todos estavam contentes e a alguns milhares quilómetros de distância, na Turquia, a "mão invisível" de Cavaco mostrou a sua habitual eficácia e discrição.

O Remexido está orgulhoso!

O post de ontem sobre o já célebre congresso da Malásia foi hoje reproduzido na edição impressa do Público, na coluna "Blogues em Papel" do P2.

Saio mas fico!



Temos decisão!
Afinal o poeta sai das listas do PS, mas fica no partido.
Amanhã, a propósito de mais uma qualquer atitude menos ortodoxa do governo, estará a dizer que não se revê neste PS.
Começo a ter pena do Sócrates...
Será gripe suína?

Sexta-feira negra


Ora então isto está melhor que a encomenda! Ainda o dia não acabou e já sabemos o seguinte:
O Governo, esse exemplo de rigor e seriedade, prevê que em 2009 o PIB caia 3,4% e que o défice público atinja os 5,9%. Ainda segundo os nossos amados e queridos governantes a previsão para o desemprego neste ano é de 8,8%
Contudo, também hoje foram divulgados alguns dados estatísticos importantes referentes ao primeiro trimestre. E, como sempre, chega-se à conclusão que Sócrates persiste na táctica de ir adiando o inevitável, atirando números optimistas que passado uns meses é obrigado a desmentir, sem qualquer pingo de vergonha.
Assim, a verdade nua e crua é que estamos quase a atingir a fasquia olímpica dos 500 mil desempregados, o que representa 8,9% da população activa e que nos primeiros três meses do ano o PIB já caiu 3,7%. Isto é, os números reais do primeiro trimestre já ultrapassaram pela negativa as previsões do governo para o ano de 2009. Isto tudo num só dia!
Na prática, o resultado é o mesmo. Não é por umas míseras décimas que ficamos melhor na fotografia e no dia-a-dia. No entanto, a imagem que fica de toda esta trapalhada é de uma total falta de bom senso. Por exemplo, a credibilidade do ministro das finanças começa a desfazer-se em cinza por não assumir com coragem e transparência a realidade. As explicações são pífias e justificam-se apenas pelo período eleitoral que vivemos.
Mas, o dia ainda não acabou e esperam-se mais algumas pérolas oriundas da colónia rebelde da Madeira onde Sócrates se encontra a distribuir Magalhães e, à noitinha, teremos a estocada final com o Jornal Nacional da TVI.
Ah! E falta saber a decisão do poeta...

Agenda do dia

Isto hoje promete!
O Poeta Alegre vai desvendar o seu
futuro político...
O Primeiro Ministro visita a colónia rebelde da
Madeira para distribuir Magalhães...
O mago das finanças (o ministro) vai tornar públicas as novas
projecções para a economia em 2009...
O INE e o Eurostat divulgam também hoje os magníficos dados macroeconómicos do primeiro trimestre referentes aqui ao burgo...
E, ao princípio da noite, temos mais uma sessão de tiro ao boneco com o Jornal da Nacional da TVI.
Há dias assim! Pior só um jogo da Selecção contra o Cazaquistão!

quinta-feira, maio 14, 2009

A Guerra


Nas últimas 9 semanas a RTP fez, semanalmente à quarta-feira, verdadeiro serviço público com a emissão de "A Guerra" em horário nobre.
Ontem, terminou a 2ª série deste fabuloso documentário em que com rigor, isenção e por vezes com uma crueza pouco comum na nossa televisão são relatadas as aventuras e desventuras da Guerra Colonial. Os dois lados apresentam as suas versões e as suas justificações para os diferentes episódios de uma fase da nossa História recente que só agora começa a ser desvendada.
O trabalho de Joaquim Furtado é, a todos os títulos, notável. Pela riqueza das imagens de arquivo, pelo alcance dos depoimentos , pelo enquadramento, pela infografia e pela profundidade dos comentários.
Entre muitas, há duas sequências de imagens que me marcaram fortemente. A primeira tem a ver com as lágrimas sentidas um pai, em pleno Terreiro do Paço, a receber uma condecoração a título póstumo, em nome do filho morto em combate. A outra, bem mais alegre, regista o eterno abraço de dois namorados após a chegada do barco a Alcântara.
Fico à espera da 3ª série!

É só Ciência

Não é preciso ir tão longe, à Malásia, para ver as maravilhas do marketing e do chamado "turismo médico"...
Aconselho uma simples visitinha de estudo a essa verdadeira feira que é o Encontro Nacional de Clínica Geral que, normalmente, ocorre em Vilamoura.
Para além disso, existem por aí muitos eventos "científicos" de renome como o congresso luso-brasileiro disto e daquilo, as jornadas luso-cubanas da treta, o encontro luso-dominicano da água tépida e as célebres conferências luso-moçambicanas do marisco vivo.
É só ciência!

quarta-feira, maio 13, 2009

"Os membros do C.S.M são todos uns filhos da..."

O bastonário Marinho esteve ontem ao seu melhor nível no Jornal da Noite da SIC no comentário ao caso Lopes da Mota.
Chamo especial atenção para a ponta final do video (minuto 6,10).
Comentários para quê? Isto já ultrapassou o patamar do futebol... O Pinto da Costa e o Luís Filipe Vieira já começam a parecer simples aprendizes ao lado dos meretíssimos juízes, dos ilustres advogados e dos superiores magistrados que pululam na nossa (in)Justiça.

terça-feira, maio 12, 2009

Entre o stress dos bancos e a depressão do povo

No mesmo dia em que se soube que os bancos vão fazer testes de stress, Eduardo Catroga -esse génio das finanças - escreveu uma carta ao governo a explicar as receitas para sairmos da crise em 10 anos...
Como parece que andamos no domínio da Parapsicologia, peço ajuda para duas dúvidas hiperbólicas que me afligem.
A primeira tem a ver com o anúncio feito pelo BCP de lucros na ordem dos 106,7 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. Ora, no momento em que a crise bate forte, o maior banco privado português apresenta lucros chorudos... Ninguém acha isto estranho?
A segunda relaciona-se com esta mania que os antigos governantes têm de mandar "postas de pescada". Quando estão no poder limitam-se a gerir o dia-a-dia, a controlar os estragos e a assumirem uma governação sem rasgos ou alcance de maior. No entanto, quando saem do poder, por milagre, transformam-se em verdadeiros gurus, em pensadores brilhantes e em estrategas geniais. E os media adoram! Passam, então, a figurar na galeria dos notáveis que noite após noite aparecem nas televisões a comentarem o nosso triste devir político e económico. Que obra deixou Catroga para agora aparecer como um salvador da Pátria?
Mas, esclareça-se, não é caso único...

hoş geldiniz*


Cavaco faz muito bem em defender com convicção a entrada da Turquia na União Europeia!
Com a Turquia, a Europa, enquanto entidade política, estende-se para além das suas tradicionais fronteiras geográficas e culturais. A adesão de um país muçulmano laico - apesar de todas as imperfeições, sublinhe-se o laico - poderá dar à União um outro tipo de fôlego e de arrojo que a autêntica camisa de forças que é o eixo franco-alemão tem travado nas últimas décadas.
Este equilíbrio amorfo protagonizado pelos grandes países da Europa tem impedido que a União Europeia se assuma como um bloco económico e político de peso, com uma voz própria e reconhecida no mundo. A Turquia, para além de trazer diversidade à velha Europa, pode ser, simultaneamente, um forte obstáculo ao rolo compressor dos eurocratas de Bruxelas que não descansam enquanto nós, Europeus, formos todos igualzinhos, como são os hamburgers da MacDonalds em Faro, Vilnius ou em Sófia.
Quem tem medo dos extemismos só tem que apoiar e incentivar a democratização e a laicização que este colosso tem protagonizado desde há praticamente um século. A Turquia moderna, de Atatürk é, decerto, um país ainda cheio de contradições e de problemas ao nível dos Direitos Humanos, da protecção das minorias (os curdos são uma questão que vai para além da própria Turquia) ou do papel da mulher na sociedade. Isolar politicamente, economicamente e socialmente a Turquia com argumentos que no fundo têm uma base religiosa primária e xenófoba só contribuirá, a prazo, para criar mais uma bomba relógio às nossas portas.
Quem conhece a Turquia e os Turcos, quem já passou por essa cidade europeia, cosmopolita e cheia de contrastes que é Istambul não pode deixar de apoiar a entrada deste país fantástico na Europa.
Nós, Portugueses, só teríamos a ganhar....

*bem-vindo em turco