sexta-feira, junho 05, 2009

Não percebo porque raio a esquerda não quer o Durão na Comissão!

Amanhã é dia de reflexão

Finalmente chegámos ao último dia de campanha eleitoral!
Amanhã vai imperar o silêncio e as picaretas falantes vão poder descansar as suas gargantas
E nós os nossos ouvidos e, sobretudo, a nossa cabeça.
O disparate, por um dia, estará silenciado e em repouso.
Domingo, lá vão eles voltar, ufanos, para declararem vitória.
Sim! Porque, por isto ou por aquilo, todos serão vencedores...

quinta-feira, junho 04, 2009

Tiananmen foi há 20 anos

Será que a Ilda Figueiredo vai hoje festejar mais estes 20 anos de violação dos Direitos Humanos na amada pátria do Mao?

A este propósito vale a pena ler isto no Delito de Opinião

quarta-feira, junho 03, 2009

Limpa-te Ricardo, limpa-te...

Ricardo Costa, director adjunto do Expresso, esteve agora na SIC Notícias e tentar limpar-se da bronca em que está metido sobre a notícia das acções de Cavaco Silva da SLN vendidas em 2003.
Nesta tentativa patética, Ricardo Costa diz qualquer coisa como isto: "Cavaco Silva foi accionista da SLN que custou não sei quantos mil milhões de euros ao Estado".
É verdade. E então?
É pecado ter sido accionista de um banco que, à altura, era uma instituição legal, autorizada e avalizada pelo regulador?
Ricardo Costa diz que é uma notícia relevante do ponto de vista jornalístico.
Ah! Então, o director adjunto do Expresso também deve colocar em primeira página que o seu patrão, Pinto Balsemão, é accionista dessa outra pérola do sistema bancário português chamada Banco Privado Português...
E será isso pecado? Parece-me que não!
O problema de fundo neste episódio é que houve alguém no Expresso que se esqueceu de fazer jornalismo de investigação a sério e não resistiu à publicação de uns documentos que lhe foram soprados com outras intenções.
Azar! Da próxima vez não sejam tão precipitados...

Grande resposta!

O inquilino de Belém provou hoje que não anda aqui a brincar aos políticos (vale a pena ver o vídeo no "i"). Com uma resposta directa, seca e solene q.b. mostrou o seu lado da história no que se refere ao caso da compra e vendas das acções da SLN.
Para mim foi esclarecedor!
Oxalá outros pudessem mostrar tanta clareza e certeza relativamente às sucessivas suspeitas em que estão envolvidos...
Só uma questão final. Se, em 2002/2003, era pecado ter acções da SLN, onde é que estava o Banco de Portugal e o seu majestático governador para alertar os incautos investidores?
Entretanto, o Expresso já publicou no seu sítio uma nota a justificar-se pela notícia que foi manchete da sua edição do passado sábado. Contudo, não adianta muito. O que é certo é que houve alguém naquela redacção que não fez ou não quis fazer trabalhinho de casa.
E nestes casos Cavaco não perdoa. A sua resposta foi certeira e eficaz!
Meninos! Esta fica para os compêndios. É assim que se constrói uma imagem à prova de bala.

Indignidade e irresponsabilidade

É certo que foi só com esta polémica, provocada por uma birra de meninos mal comportados, que o país mais ou menos real teve conhecimento de que, afinal existia em Portugal uma Provedoria da República.
Numa época em que só existe o que é mediático e quem é mestre em produzir "sound bytes", o trabalho silencioso e, provavelmente, silenciado da Provedoria tem, no mínimo, passado despercebido ao cidadão comum. Contudo, a realidade "real" parece desmentir a realidade virtual a avaliar pelas estatísticas da actividade produzida por esta instituição, hoje divulgadas pelo Provedor demissionário.
Seja como for, o que é mesmo irreal é a forma como os meninos birrentos do Bloco Central encararam esta brincadeira de eleger o novo Provedor. Como sucede frequentemente com as crianças, ambos queriam ficar com o brinquedo só para si. O PS porque quer dominar o aparelho de Estado e não quer conviver com putativas forças de bloqueio. O PSD porque cada vez mais vê o poder por um canudo e precisa desesperadamente de um cargo com algum prestígio com que possa roer as canelas ao Engenheiro.
Deste modo, os interesses partidários foram mais importantes que os interesses do Estado e que o prestígio das instituições, a começar e a terminar na Assembleia da República.
Nascimento Rodrigues ao apresentar hoje no próprio lugar do crime, isto é na Assembleia da República, a sua demissão após quase um ano de perpetuação do problema da eleição do seu sucessor demonstrou uma dignidade e um sentido de Estado só comparáveis em sentido oposto com a verdadeira indignidade e completa irresponsabilidade dos meninos José Sócrates e Manuela Ferreira Leite.

Bartoon de hoje no Público




terça-feira, junho 02, 2009

Impressões de mais um dia de crise

Enquanto o avô cantigas e a sua corte de autocarros cheios de velhos e jovens imberbes transformados em figurantes bradam pelo Portugal Positivo que só eles conseguem ver, os números do desemprego mostram que vamos, alegremente e em festa, a caminho dos 10%.
O drama de tudo isto é que olhamos à volta e não vemos muitas alternativas.
De um lado temos autocarros e fanfarras, do outro temos uns jantaritos tímidos e sem alma com o pessoal da casa e pouco mais.
De tudo isto o que é que fica de relevante? Apenas a simples e inevitável alternância entre PS e PSD.
Como num triste jogo de espelhos.

segunda-feira, junho 01, 2009

Já fede


De facto, esta é uma campanha muito fraquita.
O nível é tão rasteirinho que começa a feder...
Já estou como o Campos e Cunha, o melhor é mesmo votar em branco ou então... ir mesmo para a praia!
É tudo tão primário, tão básico e tão artificial que se chega a ter saudades da Odete Santos.