quinta-feira, julho 09, 2009

Tesa


Numa semana rasgam-se as políticas, na outra coloca-se fita-cola.

Meteorologistas, sismólogos e epidemiologistas

Na opinião de José Sócrates, a crise económica global é uma tempestade perfeita.
No entanto, para Manuela Ferreira Leite é um abalozinho de terra.
Para mim, isto está mais ao nível de uma pandemia... de políticos incompetentes!

quarta-feira, julho 08, 2009

Um recado para Faro

"O número de Julho/Agosto da Monocle, revista de culto dirigida pelo inventivo Tyler Brûlé, é dedicada às cidades e, por isso, deveria ser lida por todos os candidatos autárquicos que por aí abundam. Particularmente as duplas Santana e Costa, Rio e Elisa Ferreira e, porque não, Macário e Apolinário em Faro.
Para além da eleição das 25 melhores cidades para se viver em todo o mundo, em que a vencedora de 2009 é Zurique (e na qual Lisboa acaba por surpreender com a 25ª posição), há um conjunto de artigos interessantes que reflectem sobre a competitividade das cidades modernas. Basicamente e simplificando muito, a receita assenta num urbanismo humanizado, em robustas políticas ambientais, numa clara estratégia de favorecimento dos transportes públicos, na defesa de um comércio de proximidade competitivo e variado, na capacidade de atracção de elites jovens e criativas, numa oferta cultural intensa e diversificada e na promoção de políticas de captação de empresas com alto valor acrescentado em termos de emprego qualificado.

Para além de tudo isto, a cidade moderna tem de oferecer aos seus habitantes e visitantes um vasto leque de serviços de qualidade (internet sem fios, transportes rápidos, habitação de qualidade, parques e zonas verdes, ciclovias, energia verde, saneamento inteligente, apoio social de proximidade, saúde acessível e de qualidade, equipamentos desportivos de proximidade, etc, etc, etc).
Numa altura em que, por exemplo Faro, se debate com um marasmo exasperante, talvez fosse bom que José Apolinário e Macário Correia investissem algum do seu valioso tempo na leitura desta edição da Monocle e dali retirassem alguns ensinamentos para os seus programas eleitorais.
Eu, como a maioria dos farenses, tememos que esta seja a última oportunidade para a cidade apanhar o comboio da modernidade e se projectar como uma verdadeira capital regional.
Faro não pode continuar a ser uma cidade cinzenta e apagada que se limita, por via do seu estatuto, a concentrar alguns serviços administrativos, sem qualquer capacidade de atracção de pessoas e de investimentos qualificados.
Fica o conselho...

segunda-feira, julho 06, 2009

O ano dos Xutos


Depois de Sócrates ter reforçado a dimensão de ícone nacional dos Xutos com o já célebre "Sem eira nem beira", chegou a vez de Cristiano Ronaldo dar uma inesperada projecção planetária à banda de Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e Gui com o hino "À minha maneira" a acompanhar a sua apresentação galática no Santiago Bernabéu.
Haveria lá melhor maneira de comemorar 30 anos de carreira?


Outono negro

Ou muito me engano ou o engenheiro vai ter um Outono muito negro!
Há um ano, quem diria que isto estaria para acontecer...

sexta-feira, julho 03, 2009

Jornalismo de excelência

Hoje, o Jornal Nacional de Sexta Feira da magnífica Manuela Moura Guedes dedicou 29 minutos (!) ao massacre primário e totalmente demagógico do politicamente defunto ministro dos corninhos.
Até deu dó!!!

Os cornos do sistema

Gabava-se de ser o terceiro ministro da Economia há mais tempo em funções no universo dos países da União Europeia.
Era um homem que, repetidamente, enchia os ecrãs da televisão com os seus anúncios desbocados e com gaffes que enriqueceram o anedotário nacional. E assim foi até ao fim. Coerente no estilo, curioso e, por vezes, interessante no conteúdo.
Manuel Pinho, membro da fantástica dupla Pino & Lino, vai fazer falta ao sistema. Porque sem personagens como esta, o sistema fica mais cinzento e, convenhamos, mais petrificado.
O homem dava um imenso contributo para a criatividade da comunicação social e da blogoesfera. Mas, ao menos, todos sabíamos que havia um ministro da Economia em funções.
O mesmo não se poderá dizer de algumas personagens que vegetam no governo há quase cinco anos.
Alguém sabe quem é e o que faz o ministro do Ambiente? E o ministro da Cultura?
O da Justiça, sabe-se quem é, mas é como se não existisse... O da Agricultura também parece que não fez grande coisa. E por aí adiante.
Manuel Pinho estava no pólo oposto. Era estriónico e voluntarioso. Ninguém se vai esquecer dele. É sempre assim, quando se escrevem obituários políticos. De repente, a nostalgia e alguns remoques de consciência à mistura fazem com que os pecadilhos se transformem em virtudes...

quinta-feira, julho 02, 2009

O estado da Nação


Bokassa está no Algarve

O Bokassa da ilha das bananas estará hoje em Faro para apadrinhar o lançamento da candidatura de Macário Correia à Câmara.
E eu que começava a simpatizar com as ideias do Macário...

Uma por semana


Os responsáveis da Justiça em Portugal queixam-se muito dos media, mas passam a vida a dar entrevistas.
Hoje, o Público tráz a vigésima sétima de Maria José Morgado em 2009.
Pior só a Cândida Almeida!
Estas doutas senhoras parecem-se muito com aqueles médicos que perdem mais tempo a conversar com os delegados de informação médica do que a receber e a tratar doentes.
Se trabalhassem mais e falassem menos, isto talvez estivesse um pouquinho melhor.