segunda-feira, janeiro 19, 2004

As cunhas, os jeitinhos e os "favores"

As notícias de hoje, que referem a existência de irregularidades nos Centros de Inspecção de Veículos, levam-nos, uma vez mais, ao tema recorrente da corrupção endémica que domina este país.

São os inspectores de veículos que fecham os olhos às deficiências mecânicas das carripanas que ainda vão circulando por aí, são os fiscais das câmaras que olham para o lado enquanto mais uma marquise é colocada numa qualquer varanda das nossas cidades, são os nossos amigos da GNR que se esquecem dos talões de multa em casa e deixam passar os camiões dos empreiteiros a abarrotar de carga, é o ministro que dá um jeitinho para que a filha do seu colega de governo entre na universidade, é a câmara que aldraba a CEE para que o clube da cidade e do Dr. Pimenta tenham um estádio novo... É o Portugal profundo no seu melhor.

Todos conhecemos alguém que conhece alguém que pode dar uma "ajudinha", na condição simples que haja uma pequena "atenção" a recompensar tanto esforço. Afinal, ao contrário do que dizem as más línguas, somos um povo solidário!

Sem comentários: