domingo, maio 16, 2004

Alegrias e tristezas de um farense benfiquista...

No mesmo fim de semana em que o Glorioso voltou às vitórias, ainda por cima perante os tripeiros do FCP, o Farense desceu aos infernos da 3ª Divisão.

Como foi possível deixar que o clube mais representativo do Algarve se enterrasse desta forma? Onde é que estão as "forças vivas da cidade"? Onde é que está a massa associativa que há 14 anos encheu por duas vezes o Estádio Nacional nessa fabulosa Final da Taça de Portugal, frente ao Estrela da Amadora? Onde é que estão os dirigentes que nas horas boas davam tudo para aparecer nos media?

O futebol não é tudo, mas reflecte muito bem o estado de espiríto, a cultura, o modo de ser, pensar e agir de uma região. Veja-se o exemplo do FCP, do Barcelona ou dos clubes da Corunha em que o futebol é encarado como um importante argumento económico, político e social de afirmação de uma comunidade.

No Algarve, queixamo-nos muito que ninguém nos leva a sério... Pudera, com exemplos humilhantes e caricatos como o aquele que o Farense tem ultimamente protagonizado, é díficil assumir qualquer discurso minimamente consequente.

Desculpem o desabafo, mas Faro é, a todos os níveis, uma cidade estagnada, sem um projecto de futuro, gerida por um louco e habitada por gente alheada e desinteressada.

Dizem os entendidos que há vida para além da bola, mas o nosso quotidiano teima em mostrar o contrário...

Ao menos, oito anos depois, o Benfica ganhou a Taça.

P.S. Estou ansioso por assistir, no próximo ano, ao Farense - Messinense no Estádio Algarve...

Sem comentários: