segunda-feira, dezembro 29, 2003

Um pensamento para Bam

Proprietário de uma tranquila Guest House com um jardim cheio de palmeiras verdejantes, o professor Akbar é um iraniano culto e orgulhoso da história do seu país. Convivi com ele nos poucos dias que fiquei na cidade histórica de Bam - um ponto estratégico na lendária Rota da Seda a caminho do Paquistão e do Afeganistão.

Quando, na passada sexta-feira, ouvi as primeiras notícias do trágico terramoto que assolou esta cidade acolhedora, nascida - como todas as urbes iranianas - junto a um fértil oásis, lembrei-me de imediato do professor Akbar. Professor porque ensinava inglês na escola. Professor porque era um prazer ouvi-lo a dissertar sobre os males do mundo com aquela sabedoria tipicamente persa. Professor porque conseguia desmontar com elegância e bom senso os argumentos racionalistas e maniqueístas de um ocidental para quem tudo é, quase sempre, ou preto ou branco.

Aqueles fins de tarde em que o professor Akbar fazia questão em partilhar um saboroso chá à sombra das suas palmeiras - regadas com a água comunitária que corre permanentemente nos canais que ladeiam as ruas iranianas - são momentos que dificilmente esquecerei.

Espero, professor Akbar, que esteja bem e que Arg-é Bam, a linda cidadela de adobe cujas as origens remontam ao ano 200 da era cristã, se volte a erguer orgulhosa e majestosa como sempre foi!

Sem comentários: