segunda-feira, dezembro 01, 2003

Azar ter sido colonizado pelos "tugas"

O "Expresso" deste sábado afirma que, segundo um estudo do Banco Mundial, o português é a segunda língua menos falada em Timor-Leste...

A referida notícia chama a atenção para a forma amadora e patética como o português é ali ensinado. Sem meios, sem motivação, sem alma, com algum voluntarismo estéril e, sobretudo, com a desorganização costumeira nas iniciativas lusas.

Aquele que poderia ter sido um projecto único na nossa História recente, ameaça transformar-se em mais um fiasco nacional. Mais um triste episódio na trágica "descolonização exemplar" que marca a segunda metade do Século XX português. Aves raras com uma capacidade intelectual insuperável como o Dr. Salazar ou esse génio chamado Vasco Gonçalves arrastaram para a tragédia uns milhões de pessoas que tiveram o azar de terem sido colonizadas pelos "tugas".

Esperemos que em Timor ainda possamos corrigir os erros de um passado recente. A responsabilidade histórica por aquilo que (não) fizémos em África e em Timor não pode ser esquecida. Nunca! Isto se quisermos ter alguma vergonha na cara!

Sem comentários: