terça-feira, setembro 30, 2003

Pedrito de Portugal

Há por aí um moço que, às terças-feiras, aparece na SIC a falar com toda a pompa e circunstância, como um verdadeiro homem de Estado.

Sabe de tudo e sobre tudo opina. Dizem que quer ser Presidente. E ele, com a humildade que se lhe conhece, nem diz que sim nem diz que não. Mas, todos sabemos que este homem foi feito para duas coisas: ser presidente de qualquer coisa e ser vedeta de televisão.

Neste particular, somos obrigados a ser sérios. O moço tem jeito e algum sucesso. Foi presidente do Sporting, foi presidente da Figueira, é presidente de Lisboa, é presidente da empresa municipal de out-doors de Lisboa. Logo, Belém será o destino natural do homem que gosta dos violinos de Chopin.

Mas, não esqueçamos a veia mediática deste leão da política. Câmaras é com ele (atenção, agora estamos a falar de tv). Neste sentido, sabe-se que as suas já famosas colaboradoras estão em negociações com a Endemol para a realização da edição 69 de Big Brother, emitida a partir do palácio de Belém...

Esperam-se concorrentes especiais, para além do Pedrinho, teremos o Paulinho Portas, a incontornável Cinha (uma autêntica mulher do poder), a Fátima Felgueiras pelo núcleo do P.S. do Rio de Janeiro, um representante comunista ainda não nomeado pelo comité central, e o Miguelinho Portas em representação da esquerda caviar. Para além disso, está garantida a participação do Zézito Durão todas as quintas-feiras aquando das audiências com Sua Excelência o Senhor Presidente da República Portuguesa.

Parece um delírio, mas já nada me surpreende... Pelo sim, pelo não, para a posteridade, aqui fica o registo desta louca profecia.

segunda-feira, setembro 29, 2003

Ode aos intelectuais do burgo...

"Uma mosca sem valor
Poisa, c'o a mesma alegria
Na careca de um doutor
Como em qualquer porcaria."

António Aleixo; Este Livro Que Vos Deixo; Vol. 1; Lisboa; Editorial Notícias

domingo, setembro 28, 2003

Um toque de azul...

Quase ao mesmo tempo que vemos morrer a grande "Grande Reportagem" (ver post de 30 de Agosto), eis que surge no mercado editorial português um projecto de muita qualidade, denominado "Blue", que se materializa em duas revistas mensais: a "Blue Travel" e a "Blue Living".

Destaque para o toque de classe da primeira que consegue, através de bons textos e de uma produção fotográfica espantosa, sublimar o fascínio que as viagens despertam em qualquer um.

Acrescente-se a isto tudo o notável esforço pela apresentação de destinos diferentes dos (a)normais roteiros turísticos. O exemplo de Setembro é magnífico. A descoberta de uma autêntica pérola do Índico: o arquipélago de Bazaruto.

Mais do que um destino turístico Bazaruto (como todo o Moçambique) é uma descoberta do nosso alter-ego. Moçambique é tudo aquilo que nós não somos, mas gostaríamos de ter sido...

Já agora, fica-se a aguardar uma reportagem sobre a mágica, serena e hospitaleira Ilha de Moçambique.

sexta-feira, setembro 26, 2003

PP, Le Pen & Companhia

O ministro Portas está imparável...

Depois das belas palavras sobre a imigração e da revoada de críticas que lhe caiu em cima, em que pontifica a óbvia comparação a Le Pen, o líder do PP convidou para o congresso do seu partido o inimitável e nojento Gianfranco Fini, vice-primeiro-ministro italiano, líder do partido pós-fascista Aliança Nacional.

Há coisas que não se percebem... De um momento para o outro assumimos esta condição arrogante de burgueses racistas e xenófobos, como se não tivéssemos nenhumas responsabilidades históricas com África, como se não tivéssemos alguns millhões de emigrantes espalhados pelo mundo e como se a grande maioria dos portugueses inscritos nos centros de emprego, em vez de reclamarem e aguardarem pachorramente em casa o subsídio de desemprego ou o rendimento mínimo, estivessem dispostos a ir para as obras, trabalhar na agricultura, recolher lixo ou servir à mesa de restaurantes...

E se um dia os Le Pen e os Fini deste mundo decidirem expulsar os nossos emigrantes? O que é que o Paulinho das feiras vai fazer?

quinta-feira, setembro 25, 2003

Turismo em Lamego...

A SIC noticiou hoje mais uma estória portuguesa.

Em Lamego, o comandante dos bombeiros decidiu «rentabilizar» o helicóptero destinado ao combate dos incêndios que foi alugado pelo Estado pela módica quantia de 700 cts. por hora de voo. Assim, quem quiser ficar a conhecer as maravilhas da região pode dar uma voltinha pelos céus e sentir toda a adrenalina que este tipo de experiência proporciona...

Os amigos do dito comandante e os notáveis da terra parecem ter preferência na fila de candidatos ao passeio. Contudo, não há nada que uma «boa lembrança» depositada nas mãos do diligente soldado da paz não consiga ultrapassar.

E o povo a pagar...

terça-feira, setembro 23, 2003

Este país morreu!

É desta forma fatalista que termina o fabuloso "Estação das Chuvas" do angolano José Eduardo Agualusa.

É a biografia romanceada da poetisa e historiadora Lídia do Carmo Ferreira que nos dá a conhecer um pouco da tragédia e da história recente de Angola. Desde a opressão dos derradeiros tempos do colonialismo aos desvarios da independência, passando pela insanidade da Guerra Cívil.

Vem isto a propósito do Editorial do Público de hoje, assinado por Nuno Pacheco, onde, com louvável desassombro, é relatada a surpreendente nomeação do traficante de armas Pierre Falcone como ministro plenipotenciário de Angola junto da UNESCO.

Esta estranha nomeação tem lugar numa altura em que, segundo o Público, o novo homem de Angola na UNESCO tem os seus movimentos limitados em França e "a justiça helvética (...) acusa o cidadão Falcone "de 'branqueamento' de dinheiro em dois inquéritos separados, um sobre as comissões, ou luvas, pagas no âmbito das vendas de armas a Luanda durante a guerra civil, e o outro sobre a utilização do dinheiro da transacção da dívida de Angola à Rússia, que teria sido desviado a proveito de 'dignitários políticos'."

É Angola no seu melhor. O país onde a lógica irracional dominante consegue normalizar o absurdo.

P.S. Outro livro que retrata muito da realidade angolana é a "Baía dos Tigres" de Pedro Rosa Mendes. Imperdível!

segunda-feira, setembro 22, 2003

Olivença, os moinhos de vento, os chaparros e a CIA...

Com tanto assunto interessante para entreter o tempo, então não é que há por aí um par de moços que formaram o denominado Grupo dos Amigos de Olivença? Sim, Olivença. Essa terra ocupada e oprimida pelas forças imperialistas de Castela...

É uma causa folclórica que vai animando o nosso anedotário.

Mas, Olivença ainda há-de ser nossa! A perserverança deste punhado de homens foi agora recompensada pelo famoso relatório World Factbook do mais poderoso serviço secreto do mundo, a CIA...

É verdade! Os fugosos rapazes da inteligência americana descobriram que em Olivença, afinal, existe um perigoso conflito fronteiriço. A gravidade é tal que a situação vivida naquela parte da Península Ibérica surge na mesma lista em que pontificam os problemas de Cachemira, da Palestina ou da Libéria (???).

Eis a qualidade da informação da CIA que, pelo ridículo, não passou despercebida à imprensa espanhola. Foi a risota total...

E os nossos moços ficaram todos inchados. O seu conflito, a sua causa têm a cobertura da omnipresente, omnipotente e temida CIA. Com Serviços Secretos com este discernimento muita coisa está explicada. Desde o 11 de Setembro às patéticas buscas de Bin Laden, do Mullah Omar e de Saddam.

Para Olivença e em Força!!!

A Vida é um longo rio tranquilo...

Pois deveria ser...

P.S. Grande filme

domingo, setembro 21, 2003

Afinal, os blogs não morrem de pé...

Misteriosamente o mais famoso blog da actualidade - o Muito Mentiroso - apresenta-se hoje sem qualquer conteúdo.

Depois de ter agitado as águas com inúmeras insinuações referentes a nomes graúdos, que mais não faziam do que dar eco aos muitos rumores que circulam aqui no burgo sobre o cada vez mais espantoso Caso Casa Pia, o blog está actualmente completamente vazio.

Porquê?

Terá sido o excessivo mediatismo que atingiu na nossa comunicação social? Terão sido as pressões oriundas dos meios político e social, que viam no blog uma grande ameaça? Terá sido simplesmente a cobardia de quem percebeu que, afinal, fomentar boatos e rumores a coberto do anonimato é uma canalhice?

Todas as interpretações são possíveis e legítimas. Esperemos os próximos capítulos.

O Remexido estará atento!

sábado, setembro 20, 2003

O Oscar e o Pedro...

"Podemos perdoar um homem que faça uma coisa útil desde que não a admire. A única desculpa para fazer uma coisa inútil é ser objecto de intensa admiração.Toda a arte é perfeitamente inútil."

in "O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde

Em homenagem ao nosso actual ministro da Cultura, eu diria mesmo: Todo o Ministério da Cultura é perfeitamente inútil!

sexta-feira, setembro 19, 2003

O que é que aconteceu à TSF?

O que é que se passa com a TSF? A monotonia e a rotina tomaram conta daquela que foi a referência da informação falada em Portugal. Até a monolítica RDP consegue ter uma manhã noticiosa bem mais interessante e dinâmica!

Será mais uma estratégia "mortal" do Dr. Rangel? Deixar cair a qualidade a um nível sofrível para depois aparecer, tal D. Quixote, com a solução redentora?

Dr. Rangel, não invente mais! É que o pessoal já lhe vai conhecendo os tiques...

terça-feira, setembro 16, 2003

A grande importância dos pequenos pormenores...

A propósito da decisão da RDP de alterar o seu inconfundível e histórico sinal horário, Adelino Gomes - uma das grandes referências do jornalismo contemporâneo aqui do burgo - escreve hoje no Público uma saborosa e nostálgica crónica que acaba por reflectir um pouco sobre esta mania muito portuguesa de modernizar tudo à força.

É por esta e por outras que, pouco a pouco, vamos ficando cada vez mais anónimos...

segunda-feira, setembro 15, 2003

O PP e o PP.

Confesso que o homem às vezes me irrita por ser tão previsível.

Sempre que há no ar uma opinião mais ou menos dominante, mais ou menos consensual, o incontornável Pacheco Pereira aparece a dizer precisamente o contrário. Lembram-se do Kosovo? Quando o deputado, convenientemente exilado em Estrasburgo por Durão, apareceu a relativizar os crimes de guerra cometidos pelos sérvios ou quando defendeu veementemente a cada vez mais patética intervenção anglo-americana no Iraque? E o que dizer de algumas pérolas escritas sobre Timor?

Mas desta vez gostei!

A propósito do outro PP, que supostamente é ministro da Defesa, o nosso PP - que é de esquerda mas teima em conviver no PSD com aves raras como aquela coisa que manda numa Ilha perdida no Atlântico - escreve o seguinte no seu fabuloso Abrupto a propósito da primária cruzada direitista contra a imigração: "Os ucranianos e as cabo-verdianas, os moldavos e as são-tomenses não competem com os portugueses e as portuguesas nos empregos que têm, a não ser residualmente. Mas a catilinária contra a imigração do dr. Portas nada tem a ver com o emprego. Tem a ver com um Portugal limpo de imigrantes, e por isso acaba por resultar num discurso contra os imigrantes, tão pouco português que carece de sentido. É copiado da vulgata de Le Pen, do pior que há".

Os das Caldas (do largo) estão fulos...

Ah Pacheco! É por isto que eu ainda vou gostando de ti. Apesar desse teu ar cada vez mais burguês, vais animando a pasmaceira aqui na metrópole!

quinta-feira, setembro 11, 2003

O anti-herói...

Há muita ironia em torno da tragédia do 11 de Setembro. Talvez a mais evidente é que, desde o momento do primeiro embate nas Torres Gémeas, a Al Qaeda e os seus aliados têm batido os americanos aos pontos num terreno onde estes são, por definição, invencíveis: o campo dos media.

A forma como o odioso, mas cada vez mais surpreendente e enigmático, Osama Bin Laden gere as suas aparições e, sobretudo, o seu silêncio demonstram um domínio perfeito dos dispositivos que regem os media ocidentais. Cada declaração que lhe é atribuída, cada imagem - mesmo desfocada - que aparece provoca um impacto mil vezes superior ao produzido pelos estéreis discursos do presidente americano.

Mas, o que é mais interessante no meio de tudo isto, é que o mundo árabe parece ter aprendido bem a lição. Desde Saddam ao seu patético, mas fortemente mediático, ministro da informação Mohammed Saeed al-Sahaf passando pelo misterioso Mullah Omar, assiste-se a uma verdadeira criação de mitos com grande enraizamento e simpatia não só no espaço do Islão como no próprio Ocidente.

Se olharmos para o que sucedeu na I Guerra do Golfo, as diferenças são quase escandalosas. Após a Operação Tempestade no Deserto, a indústria mediática norte-americana criou de imediato 2 heróis: Colin Powell e Schwarzkopf. Agora, com a guerra cada vez mais perdida, ninguém se recorda do nome do general ou generais que lideraram a operação militar. Até aquela encenação exaltante do resgate da soldado americana do hospital iraquiano se transformou num fiasco comprometedor.

A indústria criadora de sonhos e de mitos mais poderosa do mundo sucumbiu perante a argúcia dos extremistas árabes. Exemplo paradigmático de tudo isto foi a forma como a toda omnipotente e arrogante CNN foi humilhada pela surpreendente Al-Jazeera.

Será este mais um sinal dos tempos?

Paz e honra às vítimas do 11 de Setembro!

terça-feira, setembro 09, 2003

Até o PC???

Sim! É isso mesmo, até o aparentemente imutável, incorruptível e eficiente PCP está a perder qualidades...

Se não vejamos. Relativamente às reacções partidárias ao patético acidente do viaduto na IC19, o Público de hoje noticia o seguinte: "Ontem, não foi possível obter qualquer comentário sobre o acidente por parte do PCP".

É caso para perguntar. Onde é que estavam os famosos olheiros da Soeiro Pereira Gomes? Há quem diga que estavam todos na Festa do Avante devidamente atestados e distraídos, mas há também quem os tenha visto agarrados à tv a ver o Big Brother.

Isto não augura nada de positivo! Quando até os comunistas falham uma oportunidade política de ouro como esta para cascar no governo...

Definitivamente, este mundo está cada vez mais inseguro!

domingo, setembro 07, 2003

O país das pontes que caiem.

Dizem as crendices que passar debaixo de um escadote dá 7 anos de azar. Aqui no burgo passar debaixo de uma ponte dá direito a 5 minutos de fama na televisão e a uma estadia vitalícia na Quinta das Tabuletas.

É a engenharia portuguesa no seu melhor! De pontes e de túneis percebemos nós!

Até a RTP...

Nem a vetusta e anacrónica RTP se safa do escândalo da pedofília.

Da Casa Pia à RTP, de apresentadores de tv a médicos, de advogados a políticos, há de tudo neste triste caso.

Para que o filme fique completo só falta mesmo acrescentar um padre, um futebolista e um toureiro! Então teremos o retrato perfeito da sociedade portuguesa...

Quem sabe o que nos reservam as próximas semanas?

sábado, setembro 06, 2003

O Abominável homem da ilha regressou

Segundo o Público, o homem da ilha voltou a atacar... Desta vez, o episódio aconteceu no Porto Santo onde, entre muitas "tertúlias" (sinónimo de bebedeiras), o presidente da ilha mais livre do mundo logo a seguir a Cuba afrontou corajosamente o poder colonialista do Contenente (mais uma vez não confundir com o Continente do Eng. Belmiro).

O alvo escolhido foi a bandeira verde da praia que o destemido e cambaleante Jardim insiste em içar e a legalista e colonialista Capitania insiste em hastear, uma vez que a praia não tem vigilância.

Mas o melhor é que o homem, quando passa pela referida bandeira, faz continência e grita: "abaixo o colonialismo!"

Soberbo! Os Monty Pynton não fariam melhor...