quarta-feira, junho 17, 2009

Ideias peregrinas

Só um comentário a esta ideia peregrina dos acontecimentos de Teerão serem uma vitória de Bush, como se defende no 31 d'Armada.
O que está a acontecer em Teerão só pôde acontecer nesta escala inesperada porque o triste do Bush já não risca nada. Deste modo, o inimigo satã deixou de fazer sentido aos olhos dos iranianos, como o prova o discurso mais apaziguador de Obama.
Se bem se lembram, durante a administração Bush, e após a invasão do Iraque, esteve sempre no ar a ideia saloia e perigosa de atacar militarmente o Irão.
Este foi precisamente um dos muitos condimentos que ajudaram em muito à popularidade interna do ditador Ahmadinejad. Os iranianos são um povo nacionalista e orgulhoso da sua cultura persa e o regime teocrático explorou ao limite e do modo mais primário possível este filão a que acrescentou outro, a sempre eterna ameaça sionista.
Hoje, para o iraniano comum esclarecido, estas ameaças estão relativizadas e por isso o que salta à vista é a realidade interna da economia, das promessas por cumprir e da repressão dos costumes e dos direitos cívicos que o regime dos mullahs impõe a uma sociedade que se quer libertar.
Dizer que isto é uma vitória do Bush é tão básico e enganador como dizer que a actual crise económica é uma vitória do Marxismo...

1 comentário:

Maria Ribeiro disse...

Perfeitamente de acordo, "Toca..."
Mas que lá parece ter havido marosca da grossa... isso parece! Já vão longe os tempos do Xá e de Bush. Era tempo de acabarem os de AHmadinejad, mas "alguém " não deixou!As manifestações repetidas, como não se via ,há anos ,são a prova disso...
Abraço de lusibero