quinta-feira, julho 22, 2004

E o telefone não tocou...

Passei o dia de ontem num frenesim... Fontes fidignas informaram-me que estava entre os elegíveis para uma Secretaria de Estado. Quando perguntei qual era, disseram-me que o Primeiro Ministro e o Ministro de Estado, da Defesa e dos Assuntos do Mar se iriam reunir pelas 16 horas no Casino Estoril para decidirem na roleta quem ficava com o quê.

Quem estragou isto tudo foi a Teresinha Caeiro... Eu é que estava indigitado para a pasta das Artes e dos Espectáculos. 

O meu vizinho do 3º esquerdo, que é segurança num Centro Comercial, estava com legítimas esperanças de ser indicado para a Secretaria de Estado da Administração Interna.  E o da Cave Direita, que trabalha na Câmara a recolher o lixo, foi abordado por elementos próximos do Largo do Caldas como possível Secretário de Estado do Ambiente.

Foi a desilusão total quando demos conta que, afinal, o telefone não tinha tocado e que ninguém nos convidara para a cerimónia do Palácio da Ajuda. Mas, tenhamos fé! Ainda restam as Direcções Gerais...

Me liga vai!

quarta-feira, julho 21, 2004

Mãe, quero ser Secretário de Estado!!!

Se a Teresa Caeiro podia ser Secretária de Estado da Defesa porque o avôzinho e o paizinho da senhora foram militares, então eu quero ser Secretário de Estado das Economia porque o meu avô sabia vender alfarrobas e amêndoas como ninguém no Algarve e o meu pai foi Tesoureiro da Junta de Freguesia...

Isto está a ficar animado...  Vamos ter um Verão em grande!

P.S.  Escrevendo agora sobre coisas mais sérias, aconselha-se vivamente uma visita ao Ser Português. Prosa interessante com uma imagem muito agradável e diferente. 

segunda-feira, julho 19, 2004

Um ano de blogoesfera

Depois de quase quatro mil visitas, 128 posts e algumas noites de sono perdidas, a Toca do Remexido faz hoje um ano de presença mais ou menos assídua na blogoesfera.
 
Este foi o texto inaugural desta interessante aventura no mundo virtual de um algarvio forçosamente emigrado em Lisboa:
 
"Numa época em que se tornou moda dizer mal de tudo e de todos, talvez não seja muito original criar um blog que, remetendo para o imaginário do século XIX, pretenda lançar mais umas farpas sobre o Portugal que temos e não gostaríamos de ter ... O século em causa revelou a decadência completa do país e basta ler algumas coisas desse tempo para chegarmos à conclusão que, apesar dos 28 de Maios, dos 25 de Abris, das descolonizações, da União Europeia, do Euro, dos telemóveis, das Expos, dos futebóis e de todas as restantes modernices, afinal não mudámos assim tanto... "
 
Obrigado a todos!

quarta-feira, julho 14, 2004

O gás laranja

Faço parte daquele meio milhão de portugueses que, de eleição em eleição, vai decidindo se isto fica mais à direita, mais à esquerda ou se fica na mesma como a lesma. Já votei PSD, já votei PS e até PPM (nos gloriosos tempos das candidaturas do MEC ao Parlamento Europeu)...

Tenho, portanto, a vã ilusão de que sou mais ou menos indiferente às lutas partidárias. Contudo, no passado domingo ao ver a liturgia do Prof. Martelo, dei comigo a pensar no fascínio que as intrigas palacianas do PSD conseguem despertar em qualquer um.

Este partido é um verdadeiro "dois em um": governo e oposição. Há lá melhor oposição que aquela que tem origem no seio dos laranjinhas???

Ao ouvir as alfinetadas que o douto Professor de Direito lançou ao Indigitado e ao ler, no sempre sensacional Abrupto, a ácida ironia de Pacheco Pereira facilmente se chega à conclusão que, se calhar, isto funcionaria melhor com um regime de partido único...

Pronto, pronto... Se calhar estou a exagerar! Os bloquistas também animam a malta, têm alguma piada, são sofisticados e são bons a morder os calcanhares aos gajos do poder. Como tal, também podiam entrar na festa!

Será que alguma televisão vai fazer a cobertura do Congresso Extraordinário do P.S.? Talvez a RTP-N... no intervalo daquele programa sobre o futebol amador do Porto.

P.S. O Jaquinzinhos tem uma brilhante e incontornável prosa sobre o Ministério da Agricultura.

P.S (2) Parece que o Farense não tem dinheiro para inscrever a equipa no Nacional da III Divisão. Pior que isto, só os "Violinos de Chopin" e um "adiantado mental" à frente da Câmara da suposta Capital Algarvia.


sexta-feira, julho 09, 2004

Grande Homem!!!

Não gosto do Santana! Não gosto do Ferro!

Contudo, tenho que aceitar a inteligente e corajosa decisão do Homem de Belém.

Por uma vez, o Dr. Sampaio surpreendeu pela positiva. Naquele momento dramático que constituiu a sua esclarecedora e muito directa intervenção transpareceu uma séria honestidade intelectual. Foi uma decisão inesperada, difícil, sofrida mas, sobretudo, sensata.

O Dr. Santana deve ter em conta tudo isto e, por uma vez na vida, portar-se como um homenzinho crescido.

Assim seja... a bem da Nação!

terça-feira, julho 06, 2004

Back to real life

Convenhamos... Foram umas semaninhas interessantes. Enchemos o ego, emocionamo-nos, unimo-nos, vibrámos, cantámos, chorámos, celebrámos. Por algum tempo fomos orgulhosamente o centro do mundo.

Acabou-se o sonho. Não ganhámos a taça, mas recuperámos alguma alma e muita autoestima.

Agora que o Grande Futebol acabou, que venha o triste futebolês costumeiro para entreter e dividir o pagode.

Quanto à possibilidade de eleições, o Remexido não emite opinião porque está em período de reflexão. Dizem os cronistas do burgo que o Dr. Sampaio também...

P.S. A bandeira continua colocada na janela.

terça-feira, junho 22, 2004

Ah que ganda padeirada!

Ainda estou rouco!!!

Agora, temos mais um herói... O incontornável Scolari será a figura principal deste campeonato.

Na próxima quinta feira assumirá, de novo, o papel de herói. Ou então... será o vilão, o chulo que é pago por todos nós, o incompetente que nada percebe de futebol, o arrogante que despreza tudo e todos.

Enfim, será o responsável pelo adiamento da retoma e pelo despoletar da remodelação governamental e pela não nomeação do Zé Manel para Presidente da Comissão Europeia...

Uau, já temos um bode expiatório!

P.S. A bandeira está assustada com os bárbaros. Mas continua, sem medos, a ondular na janela.

P.S.(2) Sabiam que Brites de Almeida, a Padeira de Aljubarrota, era Algarvia? Com seis dedos em cada mão empadeirou sete castelhanos para o outro mundo. Dizem as crónicas que terá nascido algures entre Faro e Loulé. Se calhar foi ela que pariu a ideia do Estádio Algarve...

domingo, junho 20, 2004

Território Comanche

Guernica, Sarajevo, Huambo, Gaza, Grozni, Beirute, Bagdad... Albufeira!

P.S. A bandeira continua, orgulhosa, a ondular na janela... Será que resistirá ao vendaval castelhano de logo?
P.S (2) Fui ao Portugal - Russia. Arrepiei-me ao cantar o hino!
P.S (3) Depois de alguns dias adormecido, só hoje é que consegui reactivar o contador de visitas do Bravenet. Houve umas espreitadelas à Toca que caíram em saco roto.

terça-feira, junho 15, 2004

Concentração e outras notas importantes sobre um domingo feliz

Nestes dias de alienação futebolística, o Remexido comunica que se encontra em concentração até à próxima quarta-feira.

O que é que aconteceu ontem? A dada altura, no intervalo do França - Inglaterra pareceu-me ver o Ferro Rodrigues a falar na televisão... Houve algum comício? Ou era um daqueles programas em que os políticos falam de futebol? Passado algum tempo apareceram também o Durão, o Paulinho, o Carvalhas e o outro mano Portas. Fazem parte de algum paínel televisivo sobre futebol? Fiquei curioso...

Voltando ao França - Inglaterra, o que eu gostei mesmo foi de ter passado o jogo quase inteiro de pé... O diabo dos ingleses passaram os 90 minutos a cantar o God Save the Queen, o Rule Britannia, o Fuck You... Interessante!

Os acessos ao Estádio da Luz são um mimo! Quem vem pela Rua dos Soeiros confronta-se com mais uma verdadeira obra da engenharia portuguesa. Terra batida, pó, muita pedra solta e uma escadaria de grande nível estético. Notável!

Praia de primeira (obviamente no Algarve) e futebol europeu de luxo. Haverá melhor modo de se passar um domingo?

P.S. A bandeira continua firme a ondular na janela...

quinta-feira, junho 10, 2004

Homenagem

Uma triste lição para os patéticos Narcisos e Seabras deste país:

"Quem teme as tempestades
acaba sempre por rastejar"

Horácio

Dedicado a Sousa Franco e a Lino de Carvalho


segunda-feira, junho 07, 2004

No país das maravilhas...

Tivémos o Rock in Rio.
Vamos ter o Euro.
Temos os palhaços em digressão pelo Portugal profundo.
Que pândega soberba...

quarta-feira, junho 02, 2004

A alma lusitana..

Eis um dos traços marcantes da lusa idiossincrasia, na versão internacionalista:

"Desenrascanço (loosely translatable as "disentanglement") is a Portuguese word used, in common language, to express an ability to solve a problem without having the knowledge or the adequate tools to do so, by use of imaginative resources or by applying knowledge to new situations. Achieved when resulting in a hypothetical good-enough solution. When that good solution doesn't occur we got a failure (enrascanço - entanglement). It is taught, more or less informally, in some Portuguese institutions, such as universities, navy or army. Portuguese people strongly believe it to be one of the their most valued virtues and a living part of their culture. Desenrascanço, in fact, is the opposite of planning: it's managing for the problem not becoming completely out of control and without solution.

However, some critics disagree with the association of the concept of desenrascanço with the mainstream Portuguese culture. They argue that desenrascanço is just a minor feature of some portuguese subcultures confined to some non-representative groups at the end of the 20th century. Critics point out that in the last 30 years the education and culture of the portuguese people improved considerably and that the importance of desenrascanço is declining. Sometimes, the concept is related by some to the discoveries period or to student activities in the 15th century. But sceptics doubt there is any substantial proof of that relation. Critics also argue that there are other sub-cultures in other countries with equivalent concepts and that desenrascanço is not an exclusive of the Portuguese culture."

In wikipedia

domingo, maio 30, 2004

A Felicidade

"Imaginem um rapaz correndo de mota numa estrada secundária. O vento bate-lhe no rosto. O rapaz fecha os olhos e abre os braços, como nos filmes, sentido-se vivo e em plena comunhão com o universo.
Não vê o camião irromper do cruzamento.
Morre feliz.
A felicidade é quase sempre uma irresponsabilidade. Somos felizes durante os breves instantes em que fechamos os olhos"

In O Vendedor de Passados de José Eduardo Agualusa

P.S. Atrasados, mas sinceros:
- Parabéns ao FCP por ter recolocado o futebol português na Europa;
- Parabéns ao Jaquinzinhos pelo primeiro aniversário, pela inteligência e pelo orgulho de ser Algarvio.


segunda-feira, maio 17, 2004

Hassan, meu heroi!

O passado Sábado ficou marcado pela descida do Farense ao inferno da 3ª Divisão. Mas, ficou igualmente na História pelo adeus ao futebol profissional do maior marcador de sempre do Farense. Hassan Nader de seu nome é um marroquino que os algarvios em geral e os farenses em particular nunca esquecerão. Na esteira de jogadores emblemáticos como Faria, Mirobaldo, o malogrado José Alves, José Rafael ou os geniais Gil e Pitico, Hassan ficará para sempre no coração daqueles - cada vez menos - que amam, vibram e sofrem com as aventuras e desventuras do clube de Faro.

Hassan Nader, tal como Paco Fortes, são sinónimos dos maiores momentos de glória do Sporting Clube Farense. Nesta frustrante e deprimente época de vacas magras, resta-nos a consolação das memórias felizes de tempos, ainda recentes, em que o S. Luis era um inferno e o Farense arrastava consigo a paixão e o orgulho de uma cidade e de uma região.

Saudades...

domingo, maio 16, 2004

Alegrias e tristezas de um farense benfiquista...

No mesmo fim de semana em que o Glorioso voltou às vitórias, ainda por cima perante os tripeiros do FCP, o Farense desceu aos infernos da 3ª Divisão.

Como foi possível deixar que o clube mais representativo do Algarve se enterrasse desta forma? Onde é que estão as "forças vivas da cidade"? Onde é que está a massa associativa que há 14 anos encheu por duas vezes o Estádio Nacional nessa fabulosa Final da Taça de Portugal, frente ao Estrela da Amadora? Onde é que estão os dirigentes que nas horas boas davam tudo para aparecer nos media?

O futebol não é tudo, mas reflecte muito bem o estado de espiríto, a cultura, o modo de ser, pensar e agir de uma região. Veja-se o exemplo do FCP, do Barcelona ou dos clubes da Corunha em que o futebol é encarado como um importante argumento económico, político e social de afirmação de uma comunidade.

No Algarve, queixamo-nos muito que ninguém nos leva a sério... Pudera, com exemplos humilhantes e caricatos como o aquele que o Farense tem ultimamente protagonizado, é díficil assumir qualquer discurso minimamente consequente.

Desculpem o desabafo, mas Faro é, a todos os níveis, uma cidade estagnada, sem um projecto de futuro, gerida por um louco e habitada por gente alheada e desinteressada.

Dizem os entendidos que há vida para além da bola, mas o nosso quotidiano teima em mostrar o contrário...

Ao menos, oito anos depois, o Benfica ganhou a Taça.

P.S. Estou ansioso por assistir, no próximo ano, ao Farense - Messinense no Estádio Algarve...

segunda-feira, maio 10, 2004

"Uma grande perda para o Sonho Europeu"

Foi com estas palavras que o Sr. Europa, Jacques Dellors, comentou as afirmações de Alberto João Jardim sobre a intenção da Região Autónoma da Madeira abandonar a União Europeia em 2008.

Sabe-se, igualmente, que na própria conferência de imprensa em que Bush defendeu o seu lacaio Rumsfeld das torpes acusações de maltratos aos prisioneiros de guerra iraquianos, o presidente norte americano - outro génio dos cárpatos - terá comentado com surpresa e tristeza a decisão do Führer Madeirense.

Estas declarações explosivas foram proferidas no sempre aguardado Congresso Regional do PSD-M. Neste conclave, entre outros assuntos de interesse mediático, discutiu-se a liderança do partido naquela ilha do Atlântico. E foi, numa demonstração viva e autêntica de democracia popular, a recordar os bons velhos tempos da livre e saudosa Albânia (lembras-te José Manuel?), que o Führer Madeirense foi eleito com 100% dos votos.

Segundo a repórter do DN presente no local: "Foi com um viva à «Revolução» e um apelo de mobilização à «vanguarda revolucionária» que Alberto João Jardim se despediu dos congressistas".

Idiotas de Todo o Mundo, Uni-vos!!!

domingo, maio 09, 2004

Amanhã trabalha-se...

Porque é que o final de domingo tem que ser tão deprimente?

P.S. O Benfica ganhou o mais excitante campeonato português, o da 2ª Circular. E o Farense, para o ano, vai jogar com o Messinense, Almancilense e outras equipas de primeiro plano do futebol nacional. Já agora, parabéns ao brilhante Olhanense pela subida à Divisão de Honra!!!

sexta-feira, maio 07, 2004

Parabéns atrasados

Celebrou-se ontem o primeiro ano de vida do Abrupto, esse verdadeiro monumento da Blogoesfera nacional. O Blog de Pacheco Pereira tem sido, desde então, uma leitura obrigatória do Remexido. Apesar de algumas polémicas, irritações e imbirrações momentâneas, a fruição da prosa, da poesia e da iconografia ali apresentadas transformou-se num saboroso hábito que o Remexido renova (quase) todos os dias.

Parabéns!

P.S. No passado dia 5 de Maio, o site brasuca beminformado.com elegeu a Toca do Remexido como o Blog do Dia. Terá sido por acaso ou realmente temos fãs do outro lado do Atlântico?

terça-feira, maio 04, 2004

O Ano do Dragão

Hoje, somos todos do FCP!!!!! Simplesmente deslumbrante e avassalador...

segunda-feira, maio 03, 2004

O livro de que se fala...

O "Código Da Vinci" de Dan Brown está a dar que falar e que vender. É interessante e de uma leitura trepidante.

Contudo, no género, não há nada que se compare ao fabuloso e surpreendente " O Pêndulo de Foucault" de Umberto Eco.

sábado, maio 01, 2004

Ainda o alargamento da União

Como foi possível permitir que um país dividido, Chipre, aderisse à União Europeia?

Como foi possível beneficiar o infractor (a parte grega) no recente referendo sobre a reunificação da ilha?

Será lícito que a Europa civilizada, rica e democrática permita que mais de 200 mil cipriotas turcos continuem tragicamente a expiar os eventuais pecados cometidos pela orgulhosa Turquia há mais de 30 anos?

Será isto o espírito do Tratado de Roma?

Um simples e ignorante algarvio interroga-se...

sexta-feira, abril 30, 2004

Do Atlântico (quase) aos Urais...

Desde hoje que partilhamos o mesmo espaço político/económico. Somos agora 25 países na União. Estados tão parecidos como Portugal e a Eslovénia ou Chipre (apenas a metade grega da ilha) e a Finlândia contribuem para o sonho europeu. Já só faltam os turcos e as ovelhas negras da Cortina de Ferro:a Bulgária e a Roménia...

Isto mais parece um albergue espanhol. Uma verdadeira algaraviada!

Viva a Europa civilizada...



terça-feira, abril 27, 2004

Pérolas

Nestes dias revolucionários, o saboroso Jaquinzinhos tem-nos presenteado com algumas pérolas do PREC que, contudo, dispensariam certos comentários perfeitamente deslocados no tempo.

Apesar de todos os excessos, de todas as injustiças, de todos os perigos totalitários o que fica desses tempos é uma certa nostalgia, porventura inconsequente, de uma política vivida com paixão e inteligência por todos e por cada um de nós.

Eu que, na altura, tinha 5/6 anos recordo-me de sucessivos momentos históricos. Desde o próprio dia 25 de Abril a uma atribulada viagem a Lisboa num Simca 1200 para assistir à histórica manifestação na Alameda que reuniu Soares e Sá Carneiro, passando pela patética - mas hoje pitoresca - ocupação do Governo Cívil de Faro.

A Revolução teve de tudo um pouco... Teve lunáticos como o camarada Vasco ou o desconcertante Rosa Coutinho, mas também teve gente de bom senso e inteligente que conseguiu trilhar caminhos de futuro e tirar este país do pântano em que um bando de velhos caquéticos e esclerosados o havia metido.

Viva a REVOLUÇÃO (COM TODAS AS LETRAS)!!!



segunda-feira, abril 26, 2004

A Ordem da Liberdade

Por ordem de Sua Excelência o Sr. Presidente da República de Portugal, o Remexido tem a honra de comunicar a lista das personalidades condecoradas, a título póstumo, com a Ordem da Liberdade, por ocasião do 60º Aniversário do 25 de Abril:

Cónego Melo, ilustre membro do MDLP e sócio do Sporting Clube de Braga;
General Kaúlza de Arriaga, estratega das campanhas de África;
Avelino Ferreira Torres, ilustre membro do MDLP, bombista, caçador de escalpes comunistas e Presidente da Câmara do Marco de Canavezes;
Alberto João Jardim, democrata e Presidente Vitalício da Região Autónoma da Madeira
Carlos Cruz, Apresentador de televisão e amigo das crianças;
Major Valentim Loureiro, comerciante de batatas, árbitros e titular de quase todos os cargos políticos do Grande Porto;
Jorge Sampaio, militante do MES, ex-Presidente da República e mestre em non-sense político.
Marisa Cruz, verdadeira mulher do povo e ex-namorada de metade dos famosos deste país

Lisboa, 26 de Abril de 2034

domingo, abril 25, 2004

25 de Abril Sempre!

"Não faças o jogo da reacção,
Vota pela Revolução"

in 25 de Abril, 30 anos, 100 cartazes - Diário de Notícias

quarta-feira, abril 21, 2004

É a pronúncia do Norte...

Agora já percebo porque é que o Farense está na 2ª Divisão B... Pelos vistos, este é o patamar do futebol português que mais atrai as atenções dos poderosos do desporto rei aqui do burgo.

A prova está na detenção preventiva do Presidente da Liga de Clubes - o inimitável Major - e de quase toda a cúpula dirigente da arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol por corrupção e tráfico de influências neste campeonato secundário.

Bem me parecia que um Benfica-Sporting jamais se aproximará da classe e da emoção geradas por um Farense-Olhanense...

P.S: É impressão minha ou o Presidente Pinto da Costa anda muito calado?


domingo, março 28, 2004

As cachas do Expresso

Viram O Expresso de ontem?

Sempre adorei o estilo sério e objectivo deste jornal. Investigação e rigor construíram a imagem de marca do antigo inquilino da Duque de Palmela. Ontem, o paradigma atingiu o zénite! Em primeiríssima mão o semanário notícia: "Relação chega ao fim". E os portugueses interrogaram-se se seria mais uma reforma da inimitável Celeste Cardona a propósito dos tribunais de segunda instância...

Mas não! Em antecipação à própria Caras, o Expresso anúncia, com destaque na sua primeira página, o fim do casamento de Emídio Rangel e Margarida Marante. Notável!

P.S. Num assomo de vergonha, a caricata notícia não é incluída na página de acesso livre da edição on-line do semanário... Elucidativo!

segunda-feira, março 15, 2004

A grande lição de Espanha

Afinal, apesar de todas as manipulações, a vontade de um Povo ainda conta para alguma coisa.

Nestes dias loucos, os espanhóis mostraram ao mundo o pior e o melhor dos sistemas democráticos contemporâneos. Por um lado, a chamada Grande Política continua a alimentar-se de golpes baixos e sujos. Por outro, a vontade popular, materializada democraticamente em eleições livres e justas, continua a ser imprevisível, vigilante, sábia e implacável com os truques e manobras menos lícitas dos poderes instituídos.

Arriba España!!!

sábado, março 13, 2004

O Mal

" Foi necessária a mediação da serpente. O mal pode seduzir o homem, mas não se pode tornar homem."

ou

"Um dos meios mais eficazes de que o mal dispõe para seduzir é o convite à luta"

Franz Kafka em "Considerações sobre o pecado, o sofrimento, a esperança e o verdadeiro caminho"

quinta-feira, março 11, 2004

terça-feira, março 09, 2004

O comissário de bordo ataca de novo...

Por mais ilusões que tenhamos isto volta sempre ao mesmo!

Quando toda a gente da esquerda à direita, dos sindicatos aos patrões elogia a gestão profissional da TAP, eis que aparece o comissário de bordo (e do partido) Cardoso e Cunha a dizer mais umas alarvidades que colocam em causa toda a imagem de credibilidade que a companhia aérea portuguesa tem conseguido construir nos últimos tempos.

Os brasileiros que (ainda) gerem os destinos da TAP esqueceram-se de um pormenor. Em Portugal, para se ser gestor de uma empresa que esteja na órbita do Estado é necessário ter um cartão do partido. Por agora convém que seja laranja. Daqui a uns tempos o rosa estará mais na moda...

O comissário Cardoso e Cunha, gestor astuto e com uma larga experiência de sucessos empresariais nos PALOP, é um homem que os tem no sítio. Agora, finalmente, vai conseguir pôr os tipos na ordem, repatriá-los para o Brasil e recuperar para Portugal e para os portugueses a sua jóia da coroa. As greves, a instabilidade, o mau serviço, os atrasos e o descalabro financeiro vão voltar à nossa amada companhia aérea.

Mas, para que tudo isto funcione na perfeição, é preciso montar uma campanha de descredibilização da actual equipa de gestão. Ainda os vamos ver envolvidos no escândalo da Casa Pia...

P.S. VIVA O PORTO!!!! Um português, algarvio, farense e lampião confessa, rendido à evidência, a sua admiração pela classe demonstrada pelos tripeiros...

domingo, março 07, 2004

Quando o telefone toca...

Há uma semana atrás o respeitado Expresso noticiava com destaque na 1ª página o seguinte: "Golf começa a cansar". O artigo era depois desenvolvido no Caderno Economia e revelava que as vendas deste modelo da Volkswagen estavam em declínio por toda a Europa. Para contrariar esta tendência a marca alemã está, ainda segundo o semanário, a promover descontos de 8%. Contudo, esta política de preços não se encontra a ser aplicada em Portugal pelo importador da VW, a SIVA.

Ontem, também na 1ª Página, o semanário do Dr. Balsemão titulava: "Golf recupera" e a notícia referia-se à reconquista da liderança de vendas que o modelo terá conseguido na sua classe no mercado português.

Numa semana tudo mudou... O carismático Golf passou de moribundo a vencedor! É o jornalismo de referência que temos cá no burgo...

Há telefonemas que, por milagre, conseguem alterar a realidade. Pelo menos a publicada!

P.S. Concordo totalmente com o Jaquinzinhos na patética polémica sobre a introdução de exames nacionais nos 4º e 6º anos de escolaridade. Já chega de facilitismos, de paternalismos e de requentados complexos de esquerda!

quarta-feira, março 03, 2004

O Remexido hibernou...

Está frio. O Remexido está escondido na toca!

Aguardam-se melhorias...

terça-feira, fevereiro 24, 2004

Irra!

"Passamos mais tempo e gastamos mais coração a sermos irritados do que em qualquer outro estado de espírito"

Miguel Esteves Cardoso em Último Volume

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Amanhã há bola!

Temos Estádio, temos auto-estrada, temos aeroporto, temos comboio directo para a capital, temos Via do Infante, temos universidade, vamos ter TGV, vamos ter um hospital central...

Oito séculos depois, os algarvios ganharam finalmente a cidadania portuguesa!

Será que a queremos?

P.S: Ok! O Farense está moribundo na 2ª Divisão B... Mas isso são pormenores. Amanhã é dia de foguetes...

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Toda a verdade sobre as farmácias portuguesas

Na Blogoesfera anda meio mundo a falar sobre um dos últimos monopólios que existem em Portugal: as farmácias. Monopólio chorudo, pois qualquer mísero trespasse de um estabelecimento deste tipo pode valer centenas de milhares de contos. E não estamos a falar de farmácias localizadas no centro de Lisboa, Porto ou Beja... Em 2003, o Estado Português permitiu que fossem abertas mais 500 farmácias para acrescentar às 2500 existentes. Foi o fim da macacada! Metade dos hospitais portugueses assistiu à debandada dos seus farmacêuticos de carreira. Parecia a corrida ao ouro no Velho Oeste!

É preciso não esquecer que, em Portugal, só os farmacêuticos podem ser proprietários de uma farmácia. É uma lei tão estúpida e corporativa que faz lembrar os bons velhos tempos salazaristas da Lei do Condicionamento Industrial... Imaginem agora que só os pedreiros poderiam ser proprietários de empresas de construção ou que só os mecânicos tinham o direito a ser donos das oficinas ou que as padarias tinham pertencer apenas e exclusivamente aos padeiros...

Por outro lado, a lei garante à partida 20% de margem de comercialização. No entanto, os laboratórios alimentam o sistema ao fazerem campanhas de bonificação que podem chegar aos 50%!!! Como o PVP (Preço de Venda ao Público) dos medicamentos sujeitos a receita médica é definido pelo Ministério da Economia, o doente não ganha nada com estas promoções... Pelo contrário, o sr. Farmacêutico vai arrecadando uma margem cada vez mais gorda e perfeitamente imoral... E, depois ainda há o universo dos OTC's (medicamentos não sujeitos a receita médica) que são um mercado interessante para as farmácias, pois aí as campanhas comerciais são ainda mais agressivas... Contudo o "fillet mignon" está no produtos farmacêuticos de prescrição médica!

Como é que se vendem tantos antibióticos em Portugal? Porque será que a sensacional penetração dos genéricos foi tão incentivada pela poderosa ANF (Associação Nacional de Farmácias)? Porque é que os farmacêuticos através do tenebroso Dr. Cordeiro (dono de um pequeno império em Cascais) entraram em guerra com os médicos (outros rapazes impolutos cá do burgo) pelo domínio da prescrição de medicamentos? Afinal, há que "empurrar" o medicamento que dá as melhores condições comerciais...

E, depois, ainda há o descaramento de se falar no serviço público desempenhado pelo farmacêutico... É uma asneira tão grande como eu dizer que os bancos são instituições de solidariedade. Afinal, também ajudam os pobres a comprar casa...

É comovente...

domingo, fevereiro 15, 2004

Dilema moral

Esta é uma saborosa anedota que anda a correr o mundo pela net:

" Here's a moral dilemma for you....What would you do? This test only has one question, but it's a very important one. Please don't answer it without giving it some serious thought. By giving an honest answer you will be able to test where you stand morally. The test features an unlikely, completely fictional situation, where you will have to make a decision. Please scroll down slowly and consider each line. This is important for the test to work accurately.

You're in Florida...In Miami, to be exact... There is great chaos all around you caused by a hurricane and severe floods. You are a CNN photographer and you are in the middle of this great disaster. The situation is nearly hopeless. You're trying to shoot very impressive photos. There are houses and people floating around you, disappearing into the water. Nature is showing all its destructive power and is ripping everything away with it. Suddenly you see a man in the water. He is fighting for his life, trying not to be taken away by the masses of water and mud. You move closer.Somehow the man looks familiar. Then you recognize him. You know who he is. It's George W. Bush! At the same time you notice that the raging waters are about to take him away, forever. You have two options. You can save the life of
George W. Bush, or you can shoot a Pulitzer Prize-winning photo, a unique photo depicting the death of one of the world's most powerful men. And here's the question (please give an honest answer):

Would you select color film or just go with the simplicity of classic black and white ?"


Sensacional!!!

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

A Criatividade

A edição de Fevereiro da reputada Harvard Business Review apresenta um artigo com aquilo que esta revista considera serem as ideias emergentes que estão a mudar a Gestão.

Nessa compilação de novas teorias e tendências surge uma pequena recensão sobre a influência da criatividade no desenvolvimento das sociedades modernas. O autor desta teoria, Richard Florida, considera que para uma região protagonizar um crescimento sustentado necessita de apresentar o que ele designa por 3 T's: tecnologia, talento e tolerância.

Com base nestes três pilares, este autor construiu um Índice de Criatividade que assenta no simples príncipio que as potências económicas do futuro serão os paises que conseguirem atrair pessoas talentosas e criativas que potenciem a criação e desenvolvimento produtos avançados e processos de gestão de vanguarda.

Neste sentido, o artigo apresenta um ranking de criatividade que compara 14 países europeus e os Estados Unidos. A lista é liderada pela Suécia, seguida pelos EUA, Finlândia, Holanda e Dinamarca. Portugal ocupa a tradicional e sempre esperada última posição, atrás dos nossos velhos companheiros de estrada, os gregos.

Mas, o mais curioso de tudo é que o artigo chama a atenção para a decadência progressiva dos EUA neste índice, o que se deverá, segundo o autor, ao aumento da intolerância americana para com os imigrantes, sobretudo indianos e chineses. As limitações à entrada destes cidadãos em território americano estarão, na opinião de Richard Florida, a afectar aquilo que tem sido historicamente um dos pontos fortes da América: a sua capacidade para atrair pessoas criativas e talentosas de outras partes do mundo.

Numa altura em que, em Portugal, parece estar em voga o discurso mesquinho, primário e xenófobo de limitação cega à imigração, esta reflexão deveria fazer pensar um bocadinho nas alarvidades que por aí se dizem. Se repararmos no tal ranking, chegamos facilmente à conclusão que os países nórdicos são aqueles que melhor conseguiram integrar os seus imigrantes e, mais do que isso, os que melhor exploraram todo o potencial de serem sociedades multiraciais bem sucedidas.

Não fomos nós que descobrimos meio mundo? Não somos nós que nos achamos o paradigma da integração racial e da tolerância? Não somos nós que temos a mania que não somos racistas? A realidade dos bairros de lata ou da exploração clandestina e criminosa do trabalho dos imigrantes diz precisamento o inverso... É pena!

terça-feira, fevereiro 10, 2004

Afinal somos ricos!

Segundo as notícias de hoje, o Algarve passou a ser considerado por Bruxelas como uma região rica.

Pois é! Nós - algarvios - que fomos escorraçados e perseguidos durante séculos somos, agora, o farol deste Portugal europeu no combate à pobreza.

Que honra, que orgulho deverão estar a sentir os meus conterrâneos de Aljezur, de Alcoutim, da Armona, da Culatra, da Serra do Caldeirão, de Monchique, de S. Marcos da Serra ao saberem que, por decreto, passaram a ser mais ricos do que o cidadão europeu médio. É fantástico!

Depois do milagre alemão, assistimos agora ao milagre algarvio. É a História, Senhores!

domingo, fevereiro 08, 2004

O Prazer da Leitura por Proust

"Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aqueles que julgámos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido."

Marcel Proust em O Prazer da Leitura

terça-feira, fevereiro 03, 2004

Está tudo explicado...

A Única - aquela revista híbrida que agora acompanha o Expresso - refere, num artigo dedicado à Genealogia, que o inenarrável George W Bush é descendente de portugueses... As suas origens familiares remontarão a D. Urraca, apresentada pela jornalista do Expresso como a mãe de D. Afonso Henriques. Eu sempre ouvi falar que a mãe do fundador da Nação Valente foi D. Teresa de Castela... Mas isso são pormenores da irrelevantes para o caso.

O que é certo é que o homem tem genes portugueses! E isso é mais um motivo de pesar neste tempo de crise profunda que atravessamos.

Estava-se mesmo a ver que tanta inteligência junta só poderia ter sido parida aqui no nosso burgo!

domingo, fevereiro 01, 2004

O quadro perfeito!

Segundo o Expresso, numa tentativa derradeira para prestigiar a classe política portuguesa, o nosso Primeiro lembrou-se de nomear para Presidente da Assembleia da República, na próxima legislatura, um velho conhecido aqui da Toca: o Abominável Homem das Ilhas.

O homem terá sido mandatado por Durão para pôr na ordem os cubanos que enxameiam S. Bento e impedem o saudável desenvolvimento do regime democrático segundo os elevados padrões insulares. Vai ser lindo...

Quem está radiante com a nomeação é o director de programas do Canal Parlamento. Com um palhaço a dirigir as sessões parlamentares as audiências vão subir e até já se fala em sessões especiais de luta na lama entre o Abominável Homem das Ilhas e a insuperável Odete Santos. A TVI que se cuide...

Será, afinal, a consagração de uma longa carreira política ao serviço do disparate e do nepotismo.

É a decadência total...

sábado, janeiro 31, 2004

O dia seguinte...

Depois de tudo o que se viveu. Depois de tudo o que se disse. Depois de tudo o que se prometeu. Depois de tanta lágrima e tanto choro. Depois de tanto arrependimento Depois de tudo... voltámos ao mesmo. É a nossa natureza!

Tudo isto é triste, tudo isto é fado!

P.S. Alguém ainda duvida que não há mortes úteis???

quinta-feira, janeiro 29, 2004

O sorriso...

"Porque no final todos caímos, de uma forma mais ou menos aparatosa, e não necessariamente com um sorriso."

Rui Tato Lima no Público de 28 de Janeiro de 2004

sexta-feira, janeiro 23, 2004

A Peste

"(...) E sabia também que viria talvez o dia em que , para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acordaria os seus ratos e os mandaria morrer numa cidade feliz."

Albert Camus em A Peste

P.s: O imparável e prolífico Pacheco Pereira lançou um blog (mais um..) dedicado a Camus.

segunda-feira, janeiro 19, 2004

As cunhas, os jeitinhos e os "favores"

As notícias de hoje, que referem a existência de irregularidades nos Centros de Inspecção de Veículos, levam-nos, uma vez mais, ao tema recorrente da corrupção endémica que domina este país.

São os inspectores de veículos que fecham os olhos às deficiências mecânicas das carripanas que ainda vão circulando por aí, são os fiscais das câmaras que olham para o lado enquanto mais uma marquise é colocada numa qualquer varanda das nossas cidades, são os nossos amigos da GNR que se esquecem dos talões de multa em casa e deixam passar os camiões dos empreiteiros a abarrotar de carga, é o ministro que dá um jeitinho para que a filha do seu colega de governo entre na universidade, é a câmara que aldraba a CEE para que o clube da cidade e do Dr. Pimenta tenham um estádio novo... É o Portugal profundo no seu melhor.

Todos conhecemos alguém que conhece alguém que pode dar uma "ajudinha", na condição simples que haja uma pequena "atenção" a recompensar tanto esforço. Afinal, ao contrário do que dizem as más línguas, somos um povo solidário!

sábado, janeiro 17, 2004

A tradição ainda é o que era...

Acabei de ver na renascida 2 (uma alegre surpresa) o final dos famosos concertos Promenade, organizados pela imaculada BBC. Uma delicia!

É o melhor da tradição britânica misturada com muita nostalgia e fascínio pela memória do império perdido. Mas é, sobretudo, uma lição com mais de 100 anos sobre a desacralização e democratização da chamada música erudita ou clássica.

quarta-feira, janeiro 14, 2004

E o presidente escreveu uma carta... mas mandou outro lê-la!

Este pessoal da política gosta mesmo de escrever... Ontem foi o candidato a candidato ao mais alto cargo da nação valente que apresentou o seu livro. Hoje, foi o actual inquilino de Belém que redigiu uma missiva para o parlamento sobre a situação das finanças públicas. O presidente da Assembleia leu a mensagem e, pelas imagens televisivas, os deputados aproveitaram para pôr o sono em dia.

Apesar de ninguém ter percebido o seu conteúdo - a pronúncia açoriana também não ajuda muito - assistiu-se ao costumeiro unanimismo. Todos, sem excepção, concordaram com aquilo que o homem escreveu e o outro disse.

É o triste fado do Dr. Sampaio. Ninguém contraria aquilo que diz. Mas, afinal, também ninguém lhe liga muito... Faça o que fizer, diga o que disser, escreva o que escrever, o pessoal está sempre de acordo!

É inofensivo e totalmente inerte! Até faz lembrar os presidentes fantoche do Estado Novo.

terça-feira, janeiro 13, 2004

O Homem escreveu um livro... será que o leu?

Os jornalistas e os políticos da situação estiveram hoje num virote para assistir ao lançamento do livro mais esperado depois do "J'Accuse" de Emile Zola.

O melómano mais famoso da 24 de Julho lançou para a posteridade uma obra de peso. "Causas de Cultura" é, segundo o seu autor, "um exercício de memórias".

Aguarda-se com grande expectativa a leitura dos capítulos dedicados a Cinha Jardim...

domingo, janeiro 11, 2004

Terceiro Mundo

A edição deste sábado do Expresso apresenta, na página 14 do caderno principal, um anúncio de uma cidadã deste país a agradecer e elogiar os cuidados de saúde que lhe foram prestados numa unidade hospitalar da Grande Lisboa... Uma autêntica pérola!

Este caso demonstra perfeitamente o grau de confiança que os portugueses depositam no seu sistema de saúde. Zero! A dada altura o referido anúncio, intitulado "agradecimento justo ao Hospital XXX", diz o seguinte: "Hoje, quero elogiar o Hospital XXX pela rapidez, eficiência com que me socorreram (...). A Humanidade, a qualidade do serviço, o calor humano e o profissionalismo com que fui atendida e tratada são razões fortes e justas para este meu agradecimento". Exemplar!

A surpresa da senhora pelo atendimento rápido, eficiente, humano e profissional foi tal que se sentiu na obrigação de publicar um anúncio no caderno principal do mais prestigiado jornal português... Afinal, não deveria ser este o comportamento normal e rotineiro que qualquer cidadão esperaria dos seus hospitais e dos profissionais que lá trabalham???

Serão estes anúncios os substitutos modernos das tradicionais ofertas de galinhas, coelhos e frutas que serviam para as populações agradecerem os préstimos do médico da aldeia? Será que alguém imagina o Le Monde, o The Times ou o Die Welt a publicar semelhante coisa?

Outro exemplo, que reflecte bem o caos do sistema, foi vivido recentemente por um familiar meu que teve de se dirigir à ínenarrável urgência do maior hospital português. Depois de mais de 8 horas de espera e quando o diagnóstico realizado pelos médicos de serviço indicava o internamento como opção mais acertada, um dos clínicos aconselhou este meu familiar a não ficar internado porque: "iria para uma enfermaria com quarenta doentes e apenas com uma enfermeira e sem médico a assistir. Logo, não teria nem assistência de enfermagem, nem assistência médica... Em casa sempre teria os familiares por perto para qualquer necessidade urgente..."

Lapidar...

P.S. Aos mais incrédulos e ao Sr. Ministro aconselha-se uma visita de estudo às urgências hospitalares

sábado, janeiro 03, 2004

O "cluster" português

Numa época em que se fala tanto em especialização e em "clusters", eis que temos mais um motivo de orgulho nacional, digno de ser referido pelo Professor Martelo na sua intervenção semanal na TVI. Segundo o Expresso, o surpreendente advogado de Bibi terá sido convidado para incluir a "poole" (outro anglicismo) de advogados de defesa de Saddam Hussein.

Deste modo, podemos afirmar com segurança e altivez que temos uma Justiça com projecção e renome internacionais. Já não é só Bragança que está no mapa!

Agora, aguarda-se com ansiedade que o novo governo do Iraque convide a Procuradoria Geral da República e o Juíz Rui Teixeira para investigar e produzir o despacho de acusação ao ditador iraquiano. A nossa esperança vai mesmo ao ponto de sugerir a emigração de todas as partes envolvidas no processo Casa Pia para o Golfo Pérsico .

Se o Iraque já tem um governo fantoche, ficaria assim servido com uma Justiça do mesmo nível...