quarta-feira, outubro 08, 2003

O dia da liberdade...

Curioso país o nosso...

Agora estamos num momento deveras inédito. O povo da rua passou defender arduamente a Justiça que vamos tendo e chega mesmo a idolatrar aquele a quem algumas vozes bem falantes chamam - muito perversamente, diga-se em abono da verdade - de " jovem juíz da tshirt branca".

Do outro lado da barricada temos alguma intelectualidade de esquerda, a classe política, o pessoal da Ordem dos Advogados e grande parte da classe média-alta que criticam veementemente as decisões dos tribunais e a arbitrariedade de muitas medidas, nomeadamente a aplicação da prisão preventiva. Aliás, o coro de protestos a que se assiste em certos meios dá quase a entender que a prisão preventiva foi algo que só agora começou a ser usado de forma abusiva...

É neste contexto de divisão profunda na sociedade portuguesa que se desenrolam os acontecimentos de hoje. Foi o grande dia de vitória para a família política da esquerda e respectivos aliados. O Tribunal da Relação de Lisboa ordenou a libertação de Paulo Pedroso e de imediato todo o processo da pedofília foi posto em causa.

O mediatismo e o ambiente de verdadeira histeria que rodearam a saída do ex-ministro da prisão remetem para o imaginário da libertação dos presos políticos de Caxias em 1974. Foi uma operação muito bem montada com a parceria empenhada das televisões que acabou, muito intencionadamente, por induzir confusão e o consequente descrédito no funcionamento da Justiça.

Estamos, pois, a assistir a uma verdadeira luta de classes. De um lado os fracos e oprimidos e do outro os ricos e poderosos...

É uma apreciação certamente simplista e maniqueísta do problema, mas reflecte uma situação, no mínimo, perigosa e potencialmente explosiva.

Vamos ver o que isto vai dar...

Sem comentários: