quinta-feira, abril 16, 2009

Mais uma vitória do Bloco

Esta história da eliminação do segredo bancário reflecte um bocado a maneira lusa de brincar com a Coisa Pública. Até aqui não se podia acabar com esta disposição legal por isto e por aquilo. Havia sempre um qualquer empecilho legal ou constitucional que impedia que a lei fosse alterada. Contudo, seguindo a lógica do "politicamente correcto", todos os partidos eram favoráveis a uma alteração da lei, desde que tivesse em conta dos direitos e garantias dos cidadãos consagrados na Constituição.
Depois, como num passe de mágica muito bem gizado pelo Bloco de Esquerda, já é possível alterar a lei e acabar com segredo bancário. Tudo de um momento para o outro. E projectos de lei já há muitos, desde aquele que o Bloco conseguiu fazer passar hoje na Assembleia da República, passando pelo próprio governo, que jogando numa patética antecipação, também anunciou a sua própria proposta.
Neste momento, parece que o consenso é generalizado desde o CDS ao Bloco de Esquerda...
Então, só não se percebe é porque é que demorou tanto tempo e porque é que se fica com a ideia de que todos foram a correr atrás da iniciativa do Bloco para ficarem bem na fotografia?
Depois, quando a lei for de facto aprovada e entrar em vigor, quero ver quem vão ser os seus reais alvos. A avaliar por aquilo que tem acontecido ultimamente... será só peixe miúdo!

Sem comentários: