sexta-feira, abril 17, 2009

A maldição da sexta-feira


As semelhanças entre os últimos tempos do cavaquismo e o actual período do consulado socrático são cada vez maiores. Há uma impressão de "dejá vu". São as manifestações de rua, são os tiques autistas do primeiro-ministro, são as músicas de protesto (Abrunhosa antes, os Xutos hoje) e... são as sextas-feiras. No tempo de Cavaco como primeiro-ministro, o último dia útil da semana era um verdadeiro terror para o governo e para o partido do poder de então. O culpado era essa arma acutilante, inesperada e, por vezes, inteligente chamada "O Independente".
Nos dias que correm, a mesma situação repete-se com o governo de Sócrates e com o PS fazendo o Jornal Nacional da 6ª da TVI as vezes do semanário de Miguel Esteves Cardoso e Paulo Portas, através da inarrável, demagoga e populista Manuela Moura Guedes. A qualidade, o nível intelectual e o estilo não são comparáveis - outro sinal dos tempos - mas o efeito é o mesmo, senão mais arrasador devido ao impacto do meio utilizado, a televisão.
Metodicamente, à sexta-feira, José Eduardo Moniz liga o seu assador e vai grelhando em dose q.b. o nosso Engenheiro de estimação. Hoje, aconteceu a tão aguardada divulgação do DVD que tem animado o caso Freeport. Ainda é cedo para percebermos os reais efeitos eleitorais desta estratégia da TVI, mas o que é certo é que as hostes socialistas começam a mostrar sinais de receio e preocupação.
Esperemos pela próxima sexta para ver os desenvolvimentos.

Sem comentários: