sábado, maio 16, 2009

Aleluia!





Finalmente vamos ter um Museu da Língua Portuguesa.
Segundo a notícia do Público, o dito cujo vai ser instalado no antigo Museu de Arte Popular na zona de Bélem junto ao Tejo.
Não precisam de inventar muito. Por cá, a melagomania é sempre um perigo para levar a sério. Basta fazerem uma visita de estudo a São Paulo ao homólogo brasileiro que, actualmente, é o museu mais visitado da América Latina.
Com uma estrutura expositiva simples, apelativa e extremamente interactiva, o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo é um hino sentido e emotivo à nossa língua. Não descura minimamente as origens lusas, honra o português falado e escrito nos quatro cantos do mundo e, muito naturalmente, exalta a versão tropical da nossa língua.
Quase que apetece dizer que apenas bastará fazer uma cópia do conceito para o museu português. Até porque muitos dos conteúdos apresentados além-mar poderão e deverão ser acolhidos em Lisboa.
Fica uma última ideia para a CPLP. Porque não criar uma rede de Museus da Língua Portuguesa com pólos nas capitais de todos os países lusófonos, com conteúdos perfeitamente adaptados a cada uma das realidades nacionais?
Provavelmente, com um orçamento relativamente modesto, teríamos um instrumento de promoção da nossa língua muito mais eficaz e potente do que as inúmeras cimeiras e demais iniciativas estéreis que por aí abundam.

Sem comentários: