terça-feira, maio 26, 2009

A verdade inconveniente de Oliveira e Costa

Nem o José Eduardo Moniz faria melhor nas suas telenovelas...
Oliveira e Costa vai hoje ao parlamento prestar declarações, de forma voluntária.
Depois de tanto esquecimento, de tantas contradições e de tantas acusações surpreendentes dos restantes protagonistas desta novela, o ex-líder do BPN deverá, com o depoimento de hoje, marcar profundamente o devir próximo deste caso.
Foi inteligente e astuto.
Fez passar para a opinião pública uma ideia de "animal" derrotado e abatido. Uma autêntica carta fora do baralho.
Dessa forma "incentivou" os amigos de ontem e os inimigos de sempre a aparecerem e a enterrarem-se em plena praça pública com declarações contraditórias, amnésias e outros incidentes vários. De virgens ofendidas a anjos enganados vimos de tudo. Ninguém sabia de nada, ninguém foi cúmplice em coisa alguma. Todos assinaram de cruz papéis comprometedores porque, ingénua e candidamente, acreditavam no presidente do banco.
Agora, num verdadeiro golpe de teatro, Oliveira e Costa virá ao parlamento dizer a sua verdade inconveniente e com ela arrastará muita gente. Desde o Banco de Portugal até ao sr. conselheiro de Estado, passando por toda a corte que ainda há pouco tempo o idolatrava e agradecia as ricas migalhas que generosamente caiam da farta mesa onde se jogavam as negociatas do BPN. Vamos ver como corre o episódio de hoje, ao vivo e em directo no sítio do Público.

Sem comentários: